segunda-feira, 25 de maio de 2009

Paisagem natural e humanizada


No conceito geográfico, paisagem significa caracterizar toda uma região terrestre.
Existem muitas
maneiras de conceituar paisagem e entre ela há algo em comum que é o modo humano de enxergar determinada área ao seu redor, contendo cunjuntos de elementos criados pela natureza e pelo homem.
A capacidade de observar e interpretar a paisagem é o começo para entender a relação que tem entre sociedade e natureza, que nos ajuda a entender melhor o lugar em que vivemos. Afinal, os desenvolvimentos sociais moldam as diversas paisagens da superfície terrestre.
A paisagem que se é vista revela as características da sociedade que ali habita, por tanto conseguimos interpretar os desenvolvimentos físicos, biológicos e humanos que nela estão expostos, apartir da observação e da compreensão social e natural
mostrado em certo local como por exemplo, as favelas vistas em grandes cidades como Rio de Janeiro, que revelam os processos sociais ocorridos, como exôdo rural, a pobreza (desemprego), etc.
Concluímos então que paisagem natural é aquela onde se conservam
os aspectos da natureza, tal como vegetação, fauna, hidrografia, relevo, clima. E a humanizada é aquela que modifica a natural com a intervenção do homem.


Refêrencia:

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Faltou explorar os conceitos de “paisagem natural” e “paisagem cultural”... Veja se consegue fazer isso, avançar nestes pontos...