sábado, 30 de maio de 2009

A ocupação do espeço Brasiliero

Portugal Chegou aos poucos

Os povo indígenas foram descritos no primeiro documento elaborado sobre o Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal.
Pedro Vaz de Caminha derscrevia em sua carta para o rei , que a terra que haviam chegado era muito bela e parecia ter bons ares, que tudo nela poderia ser aproveitado. Descreveu os índios com o sendo um povo de cultura desconhecida, hábitos diferentes, que não tinha vergonha dé seus corpos, pois andavam nus. Disse que nao sabia se havia ouro ou prata, mas que ele achava que o melhor fruto que se poderia tirar de lá era salvar os índios tornando-os cristãos.
As informações recebidas pela corte protuguesa nao despertou de imediato o interesse em explorar a tal terra, já que naquele momento Portugal mantinha relações comercias vantajosas com as Índias ( Oriente).
Um ano depois Portugal enviou a primeira expedição as nossas terras(1501/1502) com o objetivo de reconhecê-los e dar nome aos acidentes geográficos encontrados.
O rei de Portugal arrendfou inicialmente o Brasil a um grupo de mercadores de Lisboa.
Essa atividade econômica não exigia a fixação de colonoa, já que estava restrita à extração de madeira e a caça de animais.
Esses trabalhadores ultilizavam a mão-de-obra indígena, que em troca recebia objetos de pouco valor.
Haviam também os contrabandistas como os franceses, espanhóis, ingleses, holandeses, além dos piratas. E o objeitvo dos mesmos era levar os produtos de valores daqui, para vende-los em seus países.


Livro: Ivam L. Mendes/James O. Tamdjiam/Geografia/Ocupaçao do espaço brasileiro/Ed. FTD

Nenhum comentário: