sábado, 30 de maio de 2009

O Átomo Primordial

Título do Texto: Expansão, Um Movimento Agradável

O texto fala, resumidamente, sobre a expansão universal, força que faz com que todos os corpos no espaço se afastem uns dos outros. Este movimento descreve uma grande idéia do Big-Bang, teoria da explosão que deu origem a todo o Universo. No Big-Bang um Átomo Primordial, após sua explosão, espalhou-se dando origem a tudo que existe. Esse movimento de expansão é nada mais nada menos do que o reflexo desta explosão, que fez com que todos os corpos se afastassem.
O texto da uma também fala de inexistência de centro fixo do Universo, diz que tudo depende do referencial. Mas pessoalmente discordo. Se analisássemos as galáxias em um movimento retrogrado (se conseguíssemos os dados visuais de bilhões de anos atrás para poder notar alguma diferença) notaríamos que algumas delas se aproximariam mais que as outras. Isso nos daria esta idéia de centro e até certa noção astronômica de posição dele. Pois, tecnicamente, tudo tem de se afastar de um ponto inicial em comum pelo simples fato de ter existido uma única explosão de um único material em uma única posição sem nenhuma influencia externa. Sendo assim, tudo seria expelido do centro do átomo primordial, sendo lançado ao espaço desocupando aquele centro (e obviamente, fazendo a sua existência).
No fim tudo será complementado com mais uma idéia. A de recomeço. Seguindo a lei de que todos os corpos se atraem no inverso do quadrado de sua distância, em algum momento todo o universo ira parar. E após certo tempo, ira reverter o movimento de expansão para um movimento de reunião dos corpos. E se vivermos o suficiente, conseguiremos enfim satisfazer nossas curiosidades, e de brinde presenciar tal movimento que certamente nos levara ao fim, cercado de um caos criado pelo bombardeamento de asteróides, cometas e todos os tipos de corpos espaciais que seriam lançados à Terra devido a tal lei, o que não seria tão agradável se não pelo fato de que já estaremos mortos, enterrados, decompostos e com nossa matéria já assimilada a um outro corpo material. E é por isto que acho que se expandir é legal, confortável e faz bem a nossa saúde.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Legal! Defendes um centro, o que parece mesmo ser óbvio, visto que uma explosão tem de ter um centro... Pegaste, na realidade um furo de argumentação do autor do texto (Carl Sagan)... Muito bem... Parabéns! O problema é que não temos como saber onde é esse centro (nem de forma aproximada!); que é o que eu acho que o autor quis dizer...
Ótimo texto... Cheio de opiniáticas e humor... É o que queremos...
Ah! Aconselho ler e pesquisar Tito Lucrécio Caro. Para um modesto início, comece por aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucr%C3%A9cio e depois prossiga...
Abraço do prof.,
Donarte.