Blog do 1º ano (turma 212) do Colégio Marista Assunção. Objetivos e Temáticas: Este Blog/Site, é fruto de um projeto pedagógico que visa a divulgação das pesquisas realizadas por educandos do Ensino Médio, na disciplina de Geografia (prof. Donarte Nunes dos Santos Júnior) e temas relacionados. Aqui serão publicadas as produções dos estudantes, que se manifestarão na forma de textos, sons e imagens.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Vida Extraterrestre
Universo. Estimasse que seja Constituído de 100 bilhões de galáxias, cada uma com 100 bilhões de estrelas. Um infindável número de planetas. Quantas “infinitilhões” de vidas e possibilidades. Eu ainda não sei como existem pessoas que afirmam que a Terra é o único planeta que possui vida...
Há muito tempo que centenas de conflitos intelectuais existem. Milhares de idéias infundadas bombardeiam a sociedade desprotegida desde os primórdios. Daí que infinitas lendas e histórias surgiram ao longo dos tempos. Dentre elas esta a debatida neste texto: Vida Extra Terrestre. “Originada” de um filme de 1982, a palavra ET (em inglês: Extra-Terrestrial) representa todo e qualquer tipo de corpo extraterrestre (além dos domínios terráqueos). Ao longo dos anos, milhares casos de contato com alienígenas são contados no mundo. O fato é: A vida fora da Terra realmente é muito provável, agora, a interação de espécies interplanetárias é realmente impossível aos olhos do nosso conhecimento de todas as leis e áreas da ciência. Um contato entre terra e Marte, por exemplo, realmente seria possível. Mas o problema é que a Terra é o único planeta do sistema solar que apresenta condições propicias a vida. E fora daqui, o contato mais próximo teria de ser realizado em uma viagem de 40.000.000.000.000 km partindo da Terra em direção à Alfa Centauro. E este contato não seria nem realizado com um planeta, e sim com uma estrela, o que trás mais improbabilidades de existência de vida próxima a nós.
O que quero dizer é que o contato entre espécies interplanetárias é pura ficção. Mesmo que houvesse vida em Alfa Centauro, teríamos de aprender a viajar na velocidade da luz, o que corresponde a 9,46 trilhões de km por ano, e seguir manter esta velocidade durante 4,2 anos. Além de nossa incapacidade intelectual de construir um sistema de transporte como este, ainda seria necessário um “super corpo” capaz de resistir a essa viagem que causaria uma completa mutação aos nossos corpos originais. A única forma capaz de se locomover nesta velocidade é a própria luz. Fictícia e filosoficamente falando a única forma de viajar no espaço respeitando nossas condições físicas seria perfurando as dobras do espaço-tempo atingindo pontos de uma maneira mais rápida. Ato que da mesma forma, segundo teorias astrofísicas, ao furar a rede espaço tempo criaria um buraco negro que no fim sugaria tudo para dentro dele.
Enfim, vemos que de uma maneira realista é impossível a existência de seres como estes dentro de nosso planeta. Até de uma maneira surreal não haveria explicações que afirmassem suas existências aqui. Resta descobrir o porquê da dependência psicologia de certas pessoas neste fato. Exemplo vivo da crença tola e infundada da sociedade é a cidade de Varginha em Minas Gerais, criada em homenagem aos alienígenas que, supostamente, realizam contatos com aquele local até hoje. Muitos afirmam sua existência e relatam vivencias com estes seres para ganharem lugar na mídia. Embora eu tenha pena de desafortunados que insistem em acreditar nestes oportunistas, tenho certo desprezo àqueles que implicam o desconhecido a exemplos como estes. Como aqueles que ao ver um OVNI (objeto voador não identificado) afirmam ser um disco voador ou coisa do gênero mesmo sendo um objeto voador não identificado. Tal como tenho desprezo por aqueles que o fazem atribuindo a religião. Mas deixo claro que não tiro a possibilidade de existência de seres extraterrestres aqui na Terra. Não até que me provem de forma cientifica e racional estas possibilidades.
Gabriel, Penso que seria imprescindível reveres algumas afirmações que fazes em teu texto, sejam elas:
i) “Exemplo vivo da crença tola e infundada da sociedade é a cidade de Varginha em Minas Gerais, criada em homenagem aos alienígenas que, supostamente, realizam contatos com aquele local até hoje.” – Leia a História da cidade que citas e veras que isso não procede: http://www.varginha.mg.gov.br/index.php?pag=cidadehistoria.php Obs.: claro que houve um caso ao estilo show espetacular midiático por lá... O próprio site oficial ressalta isso (http://www.varginha.mg.gov.br/casoet.php). Mas, ainda assim, Varginha possui a sua História, e não tem, nos primórdios, nada a ver com ET’s...
ii) fica realmente muito estranho, afirmares, no final de teu texto, ainda mais depois de nossas conversas em sala de aula, que não eliminas a possibilidade vida alienígena aqui na Terra. Estás pensando em quê!? Algo do tipo “Guerra dos Mundos” ou “O dia em que a Terra Parou”!?
Bom penso que isso!
Seria interessante rever algumas questões de concordância, certo!?
É hora de nos prepararmos para o final do ano letivo. Assim, é o momento de darmos um “gás final” e estudarmos com mais intensidade para que possamos retomar o que é preciso e apreendermos o que há de novo.
Como trabalho final do trimestre e do ano, solicitarei uma resenha crítica (clique aqui para ver exemplo) do livro: MINC, Carlos. Ecologia e cidadania. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2005.
Vocês poderão/ deverão postar seu texto aqui no blog até o dia 8 de dez.
A atividade tem peso de 04 (quatro) pontos!
Bons estudos!!!
Breve retomada
Pequena apostila teórica que retoma alguns dos tópicos vistos ao longo do trimestre
Semana Cultural
Elaborar uma produção textual versando sobre um dos conceitos abaixo: - Paz - Justiça Os conceitos devem ser abordados sob uma perspectiva crítica, criativa e profunda. A atividade deverá ser entregue até dia 06 de jul. e tem peso de 0,5 pontos.
Leituras que podem auxiliar na produção dos textos:
Estudos de paz (artigo do professor Dr. Pivatto do Grupo de Estudos de Paz da PUCRS)
Um comentário:
Gabriel,
Penso que seria imprescindível reveres algumas afirmações que fazes em teu texto, sejam elas:
i) “Exemplo vivo da crença tola e infundada da sociedade é a cidade de Varginha em Minas Gerais, criada em homenagem aos alienígenas que, supostamente, realizam contatos com aquele local até hoje.” – Leia a História da cidade que citas e veras que isso não procede: http://www.varginha.mg.gov.br/index.php?pag=cidadehistoria.php
Obs.: claro que houve um caso ao estilo show espetacular midiático por lá... O próprio site oficial ressalta isso (http://www.varginha.mg.gov.br/casoet.php). Mas, ainda assim, Varginha possui a sua História, e não tem, nos primórdios, nada a ver com ET’s...
ii) fica realmente muito estranho, afirmares, no final de teu texto, ainda mais depois de nossas conversas em sala de aula, que não eliminas a possibilidade vida alienígena aqui na Terra. Estás pensando em quê!? Algo do tipo “Guerra dos Mundos” ou “O dia em que a Terra Parou”!?
Bom penso que isso!
Seria interessante rever algumas questões de concordância, certo!?
Abraço do prof.,
Donarte.
Postar um comentário