sábado, 30 de maio de 2009

Oceanos e Mares

Nesse texto seá abordado um assunto sobre oceanos e mares, afinal eles constituem 70% do nosso planeta.Primeiramente a ciência que estuda os oceanos e os mares é a Oceanografia, ela é dividida em: oceanografia física, que estuda as propriedades físicas da água, oceanografia química, que estuda as propriedades químicas da água, a oceanografia biológica, que estuda a vida nos oceanos e seu meio e a oceanografia geológica, que estuda a geologia do relevo oceânico.
Os oceanos são de extrema importância para a Terra, eles regulam grnade parte dos processos ocorridos nela, e a água desses oceanos está sempre se movendo na atmosfera, realizando o ''ciclo hidrológico'', é quando a energia solar evapora a água e os ventos transportam o vapor até se condensar, após, a água volta a superfície em forma de chuvaou neve.Além disso a biodiversidade dos ocewanos é abundante e constitui uma importante fonte de alimento para o homem, fornece produtos químicos e minerais, como petróleo, areia e etc., e cerca de 50% desse petróleo está nos mares e os oceanos também exercem grande influência no clima.
A superfícia total da Terra mede 510.000.000 de Km², dos quais 361.000.000 Km² estão cobertos por água, tradicionalmente dividida em porções chamadas oceanos.Já o restane da superfície da Terra, ou seja, 149.000.000 Km² são terras emersas, continentes e ilhas.Existem 3 oceanos no planeta, mais os oceanos glaciais, são eles: oceano Pacífico, Atlântico e Índico.
O oceano Pacífico é o mais extensode todos, com 165.000.000Km² e limita-se a leste com o continente americano e a oeste com a Ásia e Austrália, ele é amplamente aberto e ao norte liga-se com o Glacial Ártico pelo estreito de Bering, e nesse oceano estão as maiores profundidades oceânicas e uma infinidade de ilhas e arquipélagos, como Japão, Havaí, Polinésia, Micronésia e etc.
O oceano Atlântico é estreito e alongado . sua área é de 80.000.000 Km², limita-se ao leste com a Europa e a África e a oeste com a Américae tem contato com o Ártico ao norte e como o Glacial Antártico ao sule desemprenha uma função nas comunicações e nas rel~ções comerciais entre a América e a Europa sendo o que apresenta a maior intensidade de navegação.
Já o oceano Índico é o menor com 73.000.000 Km² limitando-se a leste com a Austrália e a oeste pela África, ao norte com a Ásia e ao sul totalmente aberto.Ele é cortado pelo Equador e pelo Trópico de Capricórnio, dando a ele a característica de possuir temperaturas maiores.
Os oceanos glaciais estão localizados ao norte, oceano Glacial Ártico e ao sul, oceano Glacial Antártico. O Ártico é considerado um prolongamento do Atlântico, e comunica-se com Pacífico pelo estreito de Beringe banha os continentes americano, asiático e europeu. O oceano Glacial Antártico localza-se ao redor da Antártida, apresenta temperaturas baixíssimase presença de ice bergs e diversas ilhas.
O relevo submarino não é uniforme, ele apresenta uma grande diversidade morfológica: plataformas, cordilheiras, vales, depressões e etc.Suas porções fundamentais são, plataforma continental, talude, região pelágica e região abissal. A plataforma continental é a primeira porção do relevo, é o prolongamento do continente sobre o mar, tem sua profundidade até 200m e é geralmente acidentada. A talude marca a passagem da plataforma continental para a região pelágica e é uma superfície íngreme e se estende até cerca de 1.000m de profundidade. A região pelágica vai de 1.000m até 5.000m de profundidade e caracteriza-se pelos depósitos de vasas argilosas, orin=undas da precipitações químicas. A região abissal possui profundidades acime de 5.000m onde predominan fossas submarinas, onde aparecem argila vermelha, que dizem proveniente dos vulcões submarinos.
As águas dos oceanos estão sempre em movimento, através de ondas, marés e correntes marítimas. As ondas são movimentos superficiais provocados pelo vento, podendo ser oscilatórias e transladativas.Qaundo as ondas são oscilatórias a massa líquida não se desloca e ocorre apenas um movimento circulatório das moléculas de água. E quando as ondas sõa transladativas tem a massa líquida deslocadaindo de encontro com o litoral.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Temos de ser precisos: os oceanos e mares constituem 70% da SUPERFÍCIE da Terra, nada mais... Ou seja, o resto é rocha... Sem essa de “Terra planeta água”, beleza!? No mais, quanto à importância, área, características, etc. Parabéns! Bom texto!