quinta-feira, 28 de maio de 2009

Planetas


Os planetas fazem parte do Sistema Solar. Há algum tempo Plutão (que era o planeta mais afastado do Sol) deixou de ser planeta por não ter todas as características que um planeta deve ter, sendo classificado agora como planeta-anão.
Os Planetas Internos, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são constituídos de pedra e são pequenos em relação a alguns outros planetas.
Mercúrio é o mais próximo do Sol, é extremamente quente durante o dia e muito frio durante a noite (sua temperatura cai a -175°C) e é um pouco maior que a nossa Lua. Sua superfície é cheio de crateras e coberta de poeira e pedras, não há nem ar, nem água e é banhada por radiações perigosas vindas do Sol.
Vênus está mais longe do Sol que Mercúrio, mas é o planeta mais quente do Sistema Solar. Gira na direção oposta a todos os planetas e gira muito devagar. O “dia” de Vênus dura mais que o seu “ano”. Na superfície existem fendas profundas e vulcões extintos, a atmosfera é uma camada de bióxido de carbono e o planeta está envolvido por nuvens de ácido sulfúrico;
A Terra tem água, oxigênio e temperaturas moderadas, por isso é possível vida nela. Cerca de três quartos da superfície são cobertos de água, a atmosfera tem gases oxigênio, nitrogênio e bióxido de carbono.
Marte tem mais ou menos a metade do diâmetro da Terra, suas temperaturas nunca vão acima de O°C e a única água existente é o gelo dos pólos. O planeta é feito de pedras vermelhas, existem crateras e vulcões extintos, a atmosfera é poeirenta e formada por bióxido de carbono. Ventos fortes frequentemente formam tempestades de pó.
Os Planetas Gigantes, Júpiter e Saturno, são os maiores e giram mais rápido. São formados pelos gases hidrogênio e hélio.
Júpiter é o maior, pesa duas vezes e meia mais do que todos os outros planetas juntos. Tem uma camada externa de nuvens de gás de cerca de mil quilômetros de espessura. Abaixo da camada de nuvens os gases ficam mais densos até se tornarem líquidos.
Saturno é formado por gases menos densos, o planeta poderia flutuar na água. Os anéis não são sólidos e provavelmente são formados por pedaços de pedra e gelo.
Os Planetas Externos, Urano e Netuno, são os mais afastados do Sol. Por isso são escuros e frios. Provavelmente formados por pedras e gelo.
Urano tem a superfície mais uniforme de todos os planetas por causa de sua cor azul-esverdeada, produzida pelos gases de sua atmosfera. Tem 27 satélites e um fino anel de poeira em volta de si, um núcelo de rochas e gelo, uma densa atmosfera de hidrogênio e hélio. Não é possível a vida em Urano por causa da pressão e do frio extremos.
Netuno, se fosse oco, poderia conter cerca de 60 planetas Terra, orbita o Sol a cada 165 anos, tem treze luas, a maior delas é Tritão e é o planeta com ventos mais fortes no Sistema Solar. Sua estrutura interna é parecida com a de Urano, núcleo rochoso e coberto de gelo. Possui cinco anéis principais, que não são vistos em fotografias do telescópio espacial Hubble.
Todos os planetas giram em torno do Sol em trajetórias quase circulares. Existe uma força que faz com que os planetas sigam essa trajetória circular, a gravidade. Quanto maior a massa do planeta, maior a sua gravidade.


Referência: WHYMAN, Kathryn. O Sistema Solar: Círculo do Livro.

Nenhum comentário: