quinta-feira, 28 de maio de 2009

Calendário Cósmico

Nesse texto, Carl Sagan reduz os 15 bilhões de anos do Universo a um ano e ''destribui'' os acontecimentos da origem da Terra em um calendário no mês de Dezembro.
Com isso ele quer mostrar o quanto as nossas vidas são muito pouco perto de todas as coisas que já aconteceram no Universo.
Claro que todos esses acontecimentos que levaram anos, quando diminuídos a um não podem ser descritos com muitos detalhes. Mas se nem os pesquisadores puderam dar tanta certeza para a datação do surgimento de alguma espécie ou o final de um período, não seria um espanto se, de algum modo, descubrissem que as plantas colonizaram a Terra no Período Ordovociano em vez de fazê-lo no Período Siluriano; ou que os vermes segmentados apareceram mais cedo no Período Pré-Cambriano do que é indicado (isso foi citado no texto).
Esse calendário apesar de muito resumido,( já que tudo o que é colocado alí levou um espaço de tempo muito maior para acontecer e não em apenas alguns dias) como Carl Sagan diz em seu texto, ''é um modo didático de expressar a cronologia cósmica do Universo''. Vejo esse jeito de condensar as histórias do Universo, um meio prático de explicação.

Nenhum comentário: