sexta-feira, 29 de maio de 2009

A ocupação do espaço brasileiro

Quando Portugal chegou no espaço brasileiro, encontraram povos que ali habitavam a muito tempo. Esses povos, ao longo dos anos, foram aprendendo muito sobre a natureza, o meio-ambiente, o clima, a vegetação e a fauna.
Os povos indígenas ocupavam praticamente todo o território brasileiro. Os Tupi era um povo que habitava a maior parte da Amazônia, a Mata Atlântica, parte do litoral e a parte oriental da Catinga e do Cerrado. Outros povos que também habitavam na Amazônia eram os Tucano, Aruaque e Caribe. Os Jê, que um outro grande grupo, ocupava o sul da Mata Atlântica e boa parte do Cerrado.
A grande parte dos indígenas se dedicava à agricultura, à caça e a pesca, poucos eram os nômades. Seu cotidiano estava ligado, basicamente, à obtenção de alimento, à guerras, construção (produção) de armamento e intrumentos para caça e pesca, construção de moradias, realizações de rituais e festas.
As atividades variavam apenas dependendo da idade e do sexo, pois não havia diferenças sociais dentro das nações. Eles não tinham noção de espaço priovado, ou seja, cada um com o seu próprio territória, separado igualmente. E também todos os frutos do trabalho eram divididos igualmente entre todos os membros do grupo.
Essa harmonia entre os povos indígenas foi interrompida pela colonização Européia. Segundo o Antropólogo Darcy Ribeiro, em menos de duzentos anos, cerca de 85 milhões de nativos, índios, foram massacrados pelos europeus.
Depois dessa colonização, Portugal fez trocas com os indígenas de produtos artezanais e nativos por outros objetos que os índios mal sabiam o valor que tinham. Abusaram dos nativos, das mulheres e dos recursos naturais da região. Como os portugueses chegaram com armas de fogo, e os índios só conheciam aquilo que lhes era possivel utilizar, os recursos que tinham permitiam que fizessem flexas e ferramentas com alguns metais e pedra, eles se sentiram ameaçados e dominados.
Ainda por cima, depois de se aproveitarem, tiveram que dividir parte do território com a Espanha, sem mesmo consultar os nativos, ou seja, eles já não tinham mais nenhum poder sobre aquela terra, que por sinal era deles.
Ao chegar aqui, começaram a cultivar a cana de açucar e quando essa atividade começou a entrar em decadência, passaram para a mineração, a pecuária, a extração da borracha, a cafeicultura, a industria, e por aí adiante.

Nenhum comentário: