sexta-feira, 29 de maio de 2009

Calendário Cósmico

O texto trata do calendário da humanidade, de como nos existimos muito pouco tempo comparado com tudo o que já aconteceu no universo e o tempo que demorou a acontecerem todos os fatos. O texto também nos mostra que não existe um tempo exato de que as coisas aconteceram no passado, mesmo com a ajuda de descobertas arqueológicas, etc.
O autor tenta explicar a vida da terra de 15 bilhões de anos em i ano cosmico, com isso cada bilhão de ano corresponde a 24 dias cosmicos e um segundeo equivale a 475 voltas completas da terra ao redor do sol. O texto nos mostra também datas importantes anteriores a desembro, como por exemplo, a grande explosão (big bang) que foi em 1º de janeiro, no calendário que carl inventou, as formações mais antigas de rochas que se conhecem foi em aproximadamente em 1º de novembro, entre outras datas. O texto tambem mostra o calendario com esse ano inteiro dividido em um unico mes de dezembro, e nesse ai (de dezembro) nos só fomos existir nos ultimos 10 segundos do ultimo dia do mês.
Na minha opinião o texto de Carl Sagan é meio complicado para a compreenção, mas ao mesmo tempo muito inteligente da parte do autor, também é uma forma mais simples de entender a cronologia do universo e para termos uma nossão do tempo, não deve ser facil encaixar 15 bilhões de anos em apenas um ano. Achei também muito bom quando ele comprimiu 15 bilhões de anos em um mês apenas, botou tudo só no mês de dezembro. Mas fora todos estes esquemas eu achei muito interesante e também muito instrutivo sobre a história do Universo em que vivemos.

Nenhum comentário: