A atomosfera é formada por uma mistura de gases , e sua espessura chega a aproximadamente 1000 quilômetros.
Reunindo esses três esferas formam a esfera da vida, nela o conjunto das espécies relacionadas com os aspectos, fisícos, do ambiente forma os ecossistemas; Os elementos e fenômenos presente na superfície terrestre estão sempre juntas.
As camadas do planeta Terra em toda sua dimensão esférica possui várias camadas que variam quanto sua composição química e física, essas camadas estão divididas em:
Crosta: É a parte mais superficial, a primeira camada, basicamente é formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos, essa camada é onde desenvolve a vida, a espessura é de 5 a 70 km.
Manto: Segunda camada da Terra, formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio, sua temperatura varia de 100o Celsius a 3500o Celsius, a profundidade pode variar conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km) .
Núcleo: O núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel), o núcleo é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000oC.
Ainda dentro das três divisões existem subdivisões: Litosfera: é uma fina camada da terra composta por rochas e solos onde desenvolve a vida.
Astenosfera: Profundidade entre 60 a 400 km da superfície terrestre, faz parte do manto superior e é composta por rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.
Mesosfera: É uma larga camada sólida, com densidade muito superior a das rochas encontradas na superfície terrestre.
Fonte: MOREIRA, Igor. Espaço Geográfico: Editora Ática , 1995, 39ª edição.
Um comentário:
E o que é a "biosfera"!?
Postar um comentário