No texto, Carl Sagan resume toda a história do planeta e do universo em apenas um ano. No final deste resumo, ele nos mostra o quão insignificante a Terra é em relação a todo o resto da história, o quanto a humanidade ocupa um micro espaço em todo o universo, fazendo-se presente apenas nos últimos 10 segundos de tal calendário anual.
Nossa, é realmente apavorante o quão insignificante somos. Fazer-se presente apenas nos últimos 10 segundos dentre os 31.536.000 segundos que um ano inteiro compreende. E pior ainda seria comparar as nossas vidas com estes espaços de tempos. Não seriamos nada além de frações de milésimos. Todo aquele espírito, todo aquele sentimento de grandiosidade, toda a crença de nascer destinado a ser importante que muitos têm, no fim, resume-se a nada. Se toda a nossa história de milhares de anos já não faz diferença alguma para o universo, imagine nossa existência. Um ser vivo a mais em meio a bilhões de outros em um planeta, em meio a sabe-se lá quantos outros na galáxia em meio a infinitas existências. Pela matemática, a probabilidade do universo compreender um número inimaginavelmente imenso de formas de vida é gigantesca. É como naquele filme, “O Guia do Mochileiro nas Galáxias”, onde uma máquina que mostra ao seu usuário TUDO o que existe no universo, acaba por lhe matar somente com o desgosto de descobrir a real insignificância de sua vida.
É no fim nada importa muito... Somos apenas mais um nêutron de átomo de molécula de areia em meio a todo o Saara, provenientes de acidentes físicos e mutações radioativas. Eu não sei por que ainda me preocupo em arrumar a cabeleira.
sábado, 30 de maio de 2009
Calendário Cósmico
Título do texto: Nós e nossa efêmera importância
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bom... Pode não ser tão desanimante assim... Pode nos ensinar sobre humildade... Humildade sempre é bom... Pode, ainda, lembrar-nos de que, apesar de nossa insignificância, somos capazes de grandes feitos... Isso é algo a ser considerado...
Ah! E com relação ao filme, acho melhor ler o livro antes: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=748533&sid=0154129891143071735599353&k5=89A7368&uid=
Abração do prof.,
Donarte.
P.s.: Oh! Tá barato (risos)!
Postar um comentário