Durante um mês, a Lua viaja ao redor da Terra e passa por um ciclo de fases, durante este ciclo sua forma parece variar. Esse fenômeno é conhecido desde a antiguidade, acredita-se que o grego Anaxágoras já conhecia sua causa, mas quem registrou a explicação do fenômeno foi Aristóteles, que disse que as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso e sim um corpo iluminado pela luz do Sol.
A face da Lua que esta iluminada é a que está virada para o Sol. Durante metade do ciclo, parte da Lua parece estar aumentando, e durante a outra metade ela parece estar diminuindo. Existem quatro fases do ciclo, que receberam nome de Lua Nova, Quarto-Crescente, Lua cheia e Quarto Minguante.
● Lua Nova: o Sol e a Lua estão na mesma direção, por isso que quando acontece a Lua Nova não conseguimos ver a face visível da Lua, por que esta não recebe luz do Sol. Nessa fase, a Lua aparece durante o dia, “nascendo e ponde-se” junto com o Sol. Com o passar dos dias, a Lua vai se posicionando para o leste do Sol, assim, a face crescente vai ficando crescentemente iluminada e uma semana depois, aproximadamente, já se tem o quarto-crescente, com 50% da face iluminada.
● Quarto Crescente: A Lua tem forma de um semi-círculo, pois a Lua está a leste do Sol, portanto, a parte oeste é a iluminada. Aproximadamente, a Lua “nasce” ao meio-dia e se põe à meia-noite. Após esse dia, a parte iluminada continua crescendo pelo lado voltado para o oeste, até a Lua ser iluminada completamente e atingir a fase cheia.
● Lua Cheia: A Lua e o Sol estão em posições opostas, separados de “12 horas”. Nesta fase, a face visível esta 100% ilumina. A Lua permanece no céu durante toda noite, “nascendo” quando o sol se pões e se pondo quando o Sol “nasce”. Com o passar dos dias, a face iluminada começa a diminuir à medida que a Lua fica cada vez a mais oeste do Sol. Aproximadamente sete dias depois a face iluminada já diminuiu 50%, tendo então o Quarto-Minguante.
● Quarto-Minguante: A Lua está a oeste do Sol e a parte leste da Lua é iluminada, por isso tem a forma de um semi-círculo. A Lua “nasce” aproximadamente à meia-noite e põe-se ao meio-dia. Com o passar dos dias a Lua vai diminuindo até recomeçar o ciclo.
Existem histórias falsas sobre a influencia da Lua sobre as coisas e pessoas, mas já foi comprovado por estudiosos a influencia da Lua sobre as marés e a pesca.
A Lua e o Sol têm influencia direta nos movimentos dos líquidos terrestre. Conforme a posição destes astros, pode-se observar as variações que ocorrem nos níveis das águas de mares e rios, provocados pela atração gravitacional que a Lua e o Sol exercem sobre nosso planeta. Na Lua nova ou na Cheia, há um alinhamento com o Sol, o que faz acentuar a atração gravitacional sobre a Terra, e acaba ocorrendo a maré alta. Na Lua crescente ou Minguante, o Sol e a Lua formam ângulos retos, fazendo com que as forças gravitacionais se anulem e com isso ocorre a maré baixa.
A influencia que a Lua tem sobre o mar é visível, são as marés. A importância da Lua existe tanto para a pesca em alto mar, como nos rios ou em lagos.
● Na Lua Nova existe uma falta de luminosidade lunar que faz com que os peixes fiquem no fundo das águas.
● Na Lua crescente a luminosidade permanece pequena e a quantidade de peixes que sobem até a superfície é muito pequena.
● Na Lua Cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície.
● Na Lua Minguante nesta fase os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas, aproveitando o que resta da luz.
*Esse é o texto da Danielle, ela não consegui postar no blog dela e eu ajudei colocando no meu.