terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ECOLOGIA E CIDADANIA

O livro “Ecologia e cidadania” do ministro Carlos Minc, faz uma crítica ás grandes empresas e a população em geral sobre a consciência que se tem sobre o meio ambiente. Ele fala que só se começou a pensar no meio ambiente após os grandes reportagens sobre o aquecimento global, e mesmo assim, não se tem o cuidado necessário com o nosso Planeta.
Apesar dos avisos dos ecologistas em meados dos anos 1960 e 1970, ninguém escutava eles, eram tratados como utopistas e até loucos em certos casos. A partir de 2000 começou a ter vários fenômenos climáticos de alta intensidade e destruição, como o primeiro furacão do Hemisfério Sul em Santa Catarina, ou seja, a população teve que sentir na pele a destruição para o seu pensamento começar a engatinhar para a conscientização.
A população não está cobrando dos seus respectivos governos atitudes, pois várias empresas deixam vazar lixo químico em rios ou mares, e quem é que vai cobrar dessa empresa? Ninguém, pois o governo é impotente, a população não cobra, vai continuar a poluição, que só não é evitada por falta de emprenho da sociedade, que prefere continuar consumindo e alimentando o sentimento de impunidade destas empresas. Hoje no Brasil existem várias atividades ilegais que estão em prática como o desmatamento ilegal e a caça aos animais em extinção, mas existem várias soluções para combater isso sem tirar o emprego desses trabalhadores que muitas vezes não tem a consciência do que estão fazendo, uma solução é o reflorestamento que já é muito utilizado.Com o nosso sistema capitalista ao extremo, o governo tinha que buscar parcerias com as empresas parcerias para utilizar energias não poluentes como a eólica, a do gás natural, solar e a própria energia nuclear( que invés de ser usada para fazer bombas poderia ser usada como uma energia inesgotável)
Bem, existem várias leis para combater a destruição ao nosso Planeta, mas elas nunca vão para a prática, até porque a população não cobra atitude do governo, mas também não é só as grandes empresas e o traficantes de animais os culpados pela mudança no meio ambiente, os principais culpados somos nós que misturamos os lixos, jogamos lixo na rua, temos que deixar de ser hipócritas e fazer a nossa parte, se não o Planeta vai achar uma forma de nos eliminar.