domingo, 6 de dezembro de 2009

ECOLOGIA E CIDADANIA

Esse livro, Ecologia e Cidadania de Carlos Minc, nos leva a refletir sobra a real situação do planeta Terra, que no momento, não esta boa. Estamos em uma fase de muitas mudanças climáticas e geográficas drásticas. O planeta esta cada vez mais esquentando, as geleiras estão derretendo e se desfazendo. Deve-se ter muito cuidado com o meio ambiente e muito respeito, mas também não é só com o meio ambiente que devemos pensar, também é necessário lembrar que se deve ter respeito as nós mesmos, seres humanos. O preconceito e a descriminação não favorecem em nada no planeta. Após a invasão dos europeus nas Américas e na áfrica, quando levaram índios e negros para serem usados como escravos, desde então, começou uma ‘batalha de raças’, onde o respeito é esquecido. A cidadania é o que tem a função de que seja feia a justiça, e que todos tenham seus direitos igualitários, sem descriminações por raças ou outros fatores. E é disto que se trata o livro de Carlos Minc, retrata sobre a atual situação do planeta em termos de meio ambiente e de cidadania. O autor faz essa relação entre os mesmos.
Após a revolução industrial, quando começamos a utilizar máquinas com petróleo, carvão para construir meios de transporte avançados, grandes fábricas entre outras, o planeta começou a aquecer de uma forma, digamos, ‘agressiva’, pois esses elementos produzem o gás carbônico (CO2), e esse gás liberado em grande quantidade provoca estragos enormes na atmosfera. E hoje em dia nós vivemos no mundo do consumo, onde todos querem ter tudo de mais moderno, e não do que realmente precisam para sobreviver bem.
O autor comenta no livro que a Educação Ambiental devia ser abordada nas escolas, para que crianças possam entender desde já que o mundo não esta em uma situação boa, e como elas são o futuro do planeta, são elas que vão viver lá quando (se não fizermos nada agora) o planeta estiver pior do que já está. Se elas tiverem consciência que podemos mudar o futuro do planeta, com certeza tudo vai melhorar para todas as gerações. Ele comenta também de muitas pessoas terem se ‘focado’ em cuidar das plantas e animais e esquecerem do dia-a-dia da sociedade. Muita gente não tem o conhecimento que se jogarmos lixo nas ruas, em lugares inapropriados, causa muitos danos depois.
Eu concordo em vários fatores com o que eu li neste livro. Existem muitas maneiras de ajudar o planeta, só que elas não vão para a prática e para o cotidiano das pessoas, elas ficam só nas teorias. Sabem que o meio ambiente esta precisando de ajuda, sabem que é uma coisa seriíssima, mas não ‘se mexem’ para tentar ajudar. Só que elas não vêem que estão prejudicando a si mesmos, pois todos nós fazemos parte do meio ambiente, é nele que vivemos e é dele que precisamos para viver.

Um comentário:

Raquel Souto disse...

Bom sor, dessa vez eu entreguei na data! :) espero que aprove, e digo que adorei fazer esse trabalho, fala da realidade que vivemos, e me mostrou varias coisas que eu não tinha notado ainda! obrigada.