terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ecologia e Cidadania


O livro lido foi " Ecologia e Cidadania" de autoria do escritor Carlos Minc (professor de Geografia da Universidade Federal do Rio), da editora Moderna. O livro fala ou discute muito o assunto de ecologia seja ela no ramo atual urbano ou rural, critica o seu concenito e o modo de pensar e agir dos seres humanos. Este livro retrata a ecologia que esta presente em nosso cotidiano e como podemos concientizar-se deste assunto tão abordado pela midia, sociologia e politica para nos tornarmos em uma condição saudavel de vida seja ela fisica, mental ou psicologica. O autor tenta transimitir uma sensação de humanismo e conscientização para apoiar estes elementos naturais, ou seja, a ecologia.
Carlos Minc leva muito em evidencia o meio ambiente e o conhecimento sobre ele, ressaltando as questões dos desmatamentos, das enchentes, das geleiras e o bem-estar interligado a estes citados.
Também demonstra o prejuízo ambiental causado pelos poluidores do ambiente (fabricas etc), e não culpa somente o ser humano nesta história toda, mas os políticos também são cogitados na obra literária. Abrange o assunto de que o meio ambiente para ser preservado precisa ser pensado por toda a sociedade em si, ja que hoje as pessoas estão cada vez mais individualizando seu modo de viver.
Na minha opinião, o livro em si é muito bom e com linguagem objetiva, o autor bem conceituado demonstra ter conhecimento do assunto e polemiza-o.
Trata-se basicamente dos erros dos indivíduos que acabam prejudicando a sua própria Terra ocasionando várias catástrofes no futuro. Debate vários fragmentos com uma capacidade de sintese em pequenas paginas. Uma obra onde o homem de hoje depois de lida acaba refletindo no seu jeito de agir em relação ao mundo. Indicaria este livro a qualquer pessoa que se envolve intensamente na globalização do mundo de hoje e se encontra focado no sistema consumista.

Nenhum comentário: