segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ecologia e Cidadania

No seu livro ‘’Ecologia e Cidadania’’, Carlos Minc, entre muitos outros pontos critica o conceito de ecologia que muitos tem, de tratar da teoria, teoria, teoria, mas de quase não se preocupar com a prática .Afinal, ‘’o valor de um homem não se mede pelo que ele tem ou sabe, se mede pelo o que ele faz com o que tem e com o que sabe’’
O problema é ver o meio-ambiente como uma coisa à parte. Eu aqui e o meio-ambiente ali, nos dois não temos nada um a ver com o outro, mas eu sei que eu tenho que protegê-lo,porque eu escuto isso por aí. Não é assim que funciona, seres humanos e tudo mais que existe no planeta são um só e nós precisamos que o que está em volta de nós esteja bem para que estejamos bem também. E não da mais pra dizer que isso não tem nenhum fundamento porque os resultados da nossa falta de atenção já estão aparecendo e eles não são poucos e nem inofensivos.
Carlos Minc, fala do surgimento da ecologia e como ela foi sendo esquecida e posta em segundo plano ao longo dos tempos e substituída por uma forma de agir e de pensar totalmente diferente.
Ser cidadão é pertencer a uma sociedade tendo conhecimento de seus direitos e seus deveres, pensar não só no seu próprio bem mas no bem de todos. Um bom cidadão usufrui dos benefícios que a sociedade lhe da mas sabe bem até onde pode ir. E é isso que esta faltando para as pessoas de hoje, o pensamento no coletivo o saber respeitar os limites.
Minc nos mostra muitos caminhos por onde começar a mudança. Ele fala de ensinar e botar em prática a educação ecológica nas escolas. O que seria ótimo afinal, quem são as crianças de hoje se não quem faz a diferença amanhã ?Só que essa mudança precisa começar não depois e nem mais tarde, precisa ser AGORA.

Nenhum comentário: