segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ecologia Cidadania

"Terra viva" "o planeta em nossas mãos "


Uma forma de compreender a amplitude da ecologia,assim como sua relação com a cidadania,é considerar o significado de palavras do ponto de vista etimológico.


Cidadania,condição de um indivíduo no exercíto dos seus direitos e deveres em relação a um estado,origina-se de cidade,reunião de cidadãos,nação,patria,foro,direito de cidadão,pertencente ao cidadão."Uma ideia de ecologia e cidadania".


Resumo do livro Ecologia e Cidadania :


Os suplimentos que acompanham os livros da coleção polêmica têm a finalidade da auxiliar o trabalho em sala de aula,dando subsídos para o melhor aproveitamento do texto. Ainda mais quando se trata de obras de leitura complementar,que visam justamente aprofundar o conhecimento,ampliar o leque de análises possíveis de determinados temas e abrir o horizonte dos alunos em múltiplas direções.

Como dis o livro a ecologia social ou ecologia política no seculo XX,questionado valores e objetivos da sociedade industrial.Ambientalistas,movimentos urbanos e de juventude relacionaram a devastação ambiental com o desperdício da sociedade de comsumo,a qual exercia novos tipos de colonialismo e de dominação sobre países e continentes onde se situavam as fontes de energia e de matérias-primas.
Desmatamentos ,na amazônia grandes empresas se aproveitam de incentivos fiscais e da mão-de-obra barata do nordeste para converter a floresta em pastos,com motosserras e correntões.
Minifornos de carvão vegetalem jacundá,no Pará,Parte da floresta amazônia foi comvertida em carvão para a produção do ferro-gusa.Esse ecocídio recuou apenas depois de forte campanha internacional.
E como mais uns dos desartes de outros varios que ainda ocorrem as caças à baleias na Paraíba.Arestrição a essa atividade só foi emplantada com a drástica redução das espécies de baleias da costa noedestina e o crescimento do movimento prervacionista.
Nós seres humanos devemos nos conscientizar e ver que não vai ser os casos de política que vai nos ajudar.Nós mesmos temos que nos unir para poder melhorar o nosso jeito de viver e cuidar do nosso planeta mantendo o planeta limpo e bem cuidado, cuidar do meio ambiente dos animais e de todos o seres vivos para adiante nos termos um pais e um mundo melhor “Nos podemos só basta querer ” .

Nenhum comentário: