domingo, 6 de dezembro de 2009



Problemas ecológicos estão ao redor da nossa sociedade constantemente, e se pararmos para pensar, muitos outro problemas sociais estão ligados à situações ambientais. O livro Ecologia e Cidadania, pontua assuntos extremamente presentes no nosso dia-a-dia, desde o trabalho agrícola, passando pelas fabricas, até a nossa alimentação. O uso de agrotóxicos nas lavouras, por mais que seja feito com ‘boas intenções’ prejudica o meio ambiente, assim como todos os tipos de poluições (sonora, visual...). Algumas fábricas, que trabalham com produtos tóxicos, além de poluir o ar, ou até mesmo rios, expõem seus trabalhadores à essas substancias, que futuramente podem causar doenças graves a população.
Estando sujeitos a más condições sanitárias e ao lixo exposto estamos também as doenças, o lixo espalhado nas ruas entope bueiros que causam inundações que podem afetar escolas e a educação. Sem educação qual seria o futuro da nossa sociedade? É importante percebermos que questões ecológicas precisam ser respeitadas e que o mínimo de noção sobre o assunto é importante, por que é dela que virá o nosso futuro e é isso que nos rodeia. Ações em relação ao meio ambiente existem, e milhares de ONG atuam a favor do planeta e contra a fome.
Milhares de desastres naturais estão ocorrendo em todo o momento no mundo inteiro, queimadas, poluição nos oceanos.
O livro além de tratar de inúmeras situações ambientais retrata problemas sociais, como o fato de empresas de remédio testarem seus produtos em pessoas de baixa renda.
A poluição que cada vez mais cresce, está retirando o habitat natural de espécies e fazendo-as cada vez mais entrarem em extinção, uma pequena mudança no habitat de um animal pode gerar sérias conseqüências no ecossistema e mudar toda uma atividade econômica (como na historia contada pelo professor, na qual outra espécie de peixe foi introduzida em um rio.)
No livro também são feitas algumas criticas a respeito de algumas pessoas, sem condições de estudarem em boas escolas, não possuem nenhum conhecimento a respeito de como devemos cuidar e conviver com o nosso ambiente, sem jogar lixo no chão ou nos rios, que isso nos prejudicará futuramente. As vezes quando falamos em meio ambiente pensamos em fauna e flora, esquecendo de qu fazemos parte dele.

Um comentário:

Unknown disse...

esqueci de por o titulo, hehehehe