domingo, 6 de dezembro de 2009

Ecologia e Cidania.

O livro Ecologia e Cidadania de Carlos Minc nos leva a pensar sobre o período atual do planeta Terra, que mesmo com grande quantidade de ONGs, movimentos sociais e etc., Contra a poluição, contra a fome... Não esta adiantando muito, pois as geleiras ainda estão derretendo em conseqüência do aquecimento global, o desmatamento que vem aumentando em escalas cada vez maiores, queimadas nas florestas tornando impossível o plantio, a poluição que empresas, carros e até nos estamos causando, entre outros problemas como a falta de saneamento básico, a exploração de crianças no trabalho infantil, entre muitos outros. E mostra que quem sai ganhando nisso tudo são os donos de usinas e grandes latifundiários. O Greenpeace descobriu acidentes que ocorreram com navios de diversos países, que carregavam produto nuclear, que são altamente tóxicos, e toda a poluição que esses acidentes gerou no fundo dos oceanos.

O livro trás também alguns ícones que fizeram algumas revoluções importantes, como por exemplo, o Chico Mendes que teve algumas vitórias importantes defendendo a Amazônia, Netinho que liderou as campanhas contra a fome no Brasil.

Minc também fala sobre o outro lado desta destruição, o lado da cidadania, onde indústrias de remédios fazem testes de seus remédios em pessoas de baixa renda se aproveitando da situação em que estão.

Mas alem de todo esse transtorno que estamos vivendo ainda a formas de revertermos esta situação, como a energia eólica ou solar, o uso do gás natural que não é poluente, e também tem aquele negócio, de que todos falam que se cada um fazer a sua parte, como reciclar, economizar água, cuidar das florestas e etc. o mundo ainda pode ser um lugar melhor para se viver.

Nenhum comentário: