domingo, 6 de dezembro de 2009

Ecologia e Cidadania

Ecologia é um assunto que nos últimos tempos vem sendo tratado com mais atenção. O nosso planeta está em fase de mudanças climáticas e geográficas drásticas, por isso o tema requer mais cuidado e respeito do que nunca. Não só no meio ambiente, como nas populações. O preconceito e a discriminação racial são fatores que impedem o nosso mundo se desenvolver de forma pacífica. Desde a época em que os europeus invadiram as Américas, devastaram milhares de indígenas e colonizaram, trazendo suas culturas. Também invadiram a África, levando milhares de negros para trabalharem como escravos nas colônias. A cidadania, os antropólogos, e outros, têm a função de tentar construir justiça para todos. Este é o assunto do livro de Carlos Minc, uma relação entre cidadania e ecologia.
Hoje, qualquer organização de ajuda a vida, a natureza, e as culturas, é considerada um atraso para o crescimento econômico mundial. Segundo Minc, a “moda” nos dias atuais é ser ecologicamente correto, ou seja, cuidar do meio ambiente. O meio ambiente é tudo que nos cerca: a natureza, a água, o ar, os animais, inclusive nós, seres humanos. Ele critica também o fato de muitas pessoas só se preocuparem com animais e plantas e não abrir os olhos para ver o que está acontecendo com a sociedade. Existem pessoas que não tem a mínima condição de estudar em uma boa escola, e, por tanto, não tem conhecimento o suficiente para saber, por exemplo, que jogar lixo na rua, nos bueiros, ou em qualquer outro lugar inapropriado, gera grandes conseqüências depois. As inundações são uma dessas conseqüências, que trazem consigo várias doenças, transmitidas pela água em contato com a urina de ratos que é levada até o ponto de distribuição para as casas. Os automóveis, carros, ônibus, caminhões, são grandes emissores de gases poluentes para a atmosfera, como o gás carbônico (CO2). A liberação em grandes quantidades desse gás está agravando o processo de aquecimento global. Além do mais, o consumimo leva as pessoas a cada vez mais querer ter o "carro do ano", a querer ter mais do que realmente precisa.
Com as mudanças que estão ocorrendo, muitas espécies de plantas e de animais têm perigo de entrar em extinção, sem contar com as que já entraram. No livro, Carlos Minc fala de muitas caças a animais que foram proibidas, como a caça à baleia Jubarte. Ele defende que cada animal tem seu habitat e se houver mudanças, por menores que sejam, poderá mudar todo um ecossistema. Ele acredita que, assim como as ciências sociais (sociologia, filosofia, história, geografia, etc.), a Educação Ambiental deveria ser abordada nas escolas, tanto as particulares como as estaduais, pois as crianças precisam ter o conhecimento do que está acontecendo com o mundo e o que devemos fazer para ajudar. Elas deveriam ser a esperança de que vamos contornar os fatos e ter finalmente um mundo pacífico e mais saudável para todas as próximas gerações.
Na minha opinião, além da educação ambiental, também deveria ser trazido a história dos antigos povos brasileiros. Para entender o processo de ecologia no passado e nos dias atuais, já que para os índios, a natureza tem um significado diferente e a cultura deles diz para ter respeito e amor pela mãe natureza e pelo próximo. Fazendo com que as crianças entendam o passado e o presente, é possível conscientizá-los para o futuro que queremos. O livro é bem interessante por tratar de fatos atuais que preocupam a sociedade, e tenta mostrar como é possível mudanças. Como as pessoas ainda podem mudar suas mentes e fazer o que é preciso.

Um comentário:

Carolina Lopes disse...

sor, eu espero que dessa vez você goste do meu texto! e que ninguém copie também ¬¬...
abraços!