terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ecologia e Cidadania

O livro Ecologia e Cidadania de Carlos Minc nos fazem pensar no que está ocorrendo em torno de nós, mas nós não paramos nem um pouco para refletir sobre as mudanças drásticas que estão ocorrendo no planeta, principalmente em função do aquecimento global ocasionado pelo desequilíbrio ecológico causado pela mão do próprio homem, que em atos inconseqüentes somados a ganância desmata, polui e mata de maneira desenfreada e sem pensar. O mundo está mudando climaticamente e geograficamente, por conseqüência, em algumas regiões esquenta demais, não chovendo por dias e meses e isso prejudica não só aos agricultores, como a sociedade num todo desequilibrando a economia do país, causando, inclusive o empobrecimento da população que daquela terra tiram o sustento para suas famílias. Também os pólos estão sendo atingidos com o derretimento das geleiras e o mundo está, por assim dizer “se desfazendo” e, se isso continuar, acarretará ainda mais o aumento do nível dos mares e pode vir a provocar alagamento nas principais cidades litorâneas, essas mudanças de agora virão a prejudicar o futuro.
Precisamos nos conscientizar de que devemos cuidar do nosso meio ambiente e também de nós mesmos, da nossa sociedade que já trás consigo do passado o racismo, a discriminação a exclusão social, atos de agressões contra a natureza, etc...
No passado quando os portugueses tomaram conta do Brasil escravizando todos àqueles que já estavam lá, tomando suas terras, roubando suas riquezas, comercializavam não só aos índios como também aos negros, sentindo-se superiores a eles só por serem menos ignorantes. Foi assim até a chegada da abolição da escravatura. Isso veio a se refletir até os dias de hoje, porém não com a mesma intensidade do passado e com isso a sociedade buscou maneiras de equilibrar atos desmedidos anteriores com soluções presentes e futuras, tentando de uma maneira justa para desencadear melhoras na sociedade e trazer a igualdade. Essa sociedade com estas medidas tenta buscar a cidadania para as pessoas de diferentes territórios, adequando novas medidas de prevenção para um melhor futuro. A sociedade em si esteve e está em permanente construção, é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutaram por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas. As diferentes etnias se confrontavam e na busca por uma sociedade mais igualitária, brancos, índios e negros, hoje em dia, geram menos conflitos, o que no passado gerava bastante revolta, e o pais era mais desunido.
Não podemos deixar de falar que a poluição também afeta muito ao meio ambiente, fazendo com que ocorram mudanças em habitats naturais de animais, o que faz com que entrem em extinção, pois mudança no o abalo da natureza pode trazer catástrofes no futuro. Ocorrem, desmedidamente, muitas queimadas, abates de árvores para madeireiras o que também acarreta grande desequilíbrio ecológico.
A Educação Ambiental deve ser abordada nas escolas, municipais, estaduais e particulares, para que as crianças venham a ter conhecimento do que está acontecendo no mundo e o que devem fazer para ajudar, como por exemplo, a reciclagem do lixo para aproveitamento nas indústrias o que vem a acarretar menos danos na natureza. Devemos abrir os olhos por que o mundo está se destruindo e não estamos enxergando.
O autor busca também trazer soluções, colaborando com as mudanças para prevenir as atitudes “insanas” do homem que estão acontecendo até nas grandes cidades a exemplo da poluição causada por automóveis, poluição sonora, principalmente se buscarmos medir a quantidade de decibéis elas são, normalmente encontradas acima do que é permitido por lei. Quanto ao lixo urbano este assunto, também muito importante é abordado pelo autor.
O objetivo que se apresenta no livro é a mudança e a consciência das pessoas e seus costumes para a melhoria do planeta.