terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ecologia e Cidadania

No Livro "Ecologia e Cidadania", Carlos Mic trata de assuntos extremamente importantes e que ao mesmo tempo a maioria das pessoas deixa passar despercebido ao longo dos anos. Trata da ecologia e como as pessoas a tratam de uma maneira errada e sem preocupação. Ele mostra o desprezo de anos que se tem pela ecologia e o consumismo que dominou o planeta e suas conseqüencias no meio ambiente, que estamos começando a perceber agora. Esta virando fato de que o nosso planeta está ameaçado pelas consequencias desse desprezo com a ecologia e consequentemente, a vida no planeta também está ameaçada.
O que mais se tem hoje são notícias das mudanças no meio em que vivemos graças ao mau uso e a despreocupação com o futuro, as consequencias hoje são mais do que claras como o desmatamento, a extinção de inumeras espécies de animais, derretimento de geleiras, aumento da temperatura entre outros problemas que se continuarmos tratando nosso planeta desse jeito só tende a aumentar e piorar.
O que antes era só teoria agora torna-se visível, mas infelizmente ainda é muito pequena a ação, contribuição e conscientização das pessoas para que possamos começar a tratar nosso planeta de uma maneira diferente. Ainda deixamos a ecologia em segundo plano, sempre nos preocupando com problemas cotidianos e não com os problemas que virão no futuro, que muito provavelmente nossos filhos sofrerão graças a esse nosso deslexo. Se queremos mudar o mundo em que vivemos, temos que mudar nosso jeito de pensar e de viver dentro dele, não temos que deixar para depois e achar que depois pode ser resolvido, essa mudança tem que acontecer já e não podemos mais esperar.