terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Comandante da Terra: Sr Capitalismo


Entrevista com Sr capitalismo com máquina da verdade.
Repórter: Bom dia, o que você pretende fazer nos próximos anos com nosso planeta?
Sr capitalismo: bom, vamos implantar mais fábricas, assim poderemos aumentar os lucros para nós, extrairemos mais petróleo dos mares, conseguindo mais empregos em todo mundo.
Repórter: Mas não causará danos no nosso planeta?
Sr capitalismo: Vai, mas vamos ganhar dinheiro, mas falando sério quem se importa com o planeta!?
“risos”



A maneira de pensar do munícipe do planeta azul de hoje, é totalmente fútil, me deixa receosa, como aborda no livro de Minc, o cidadão de hoje se importa mais com sua estabilidade econômica, do que com sua própria vida. Vivemos uma constante rotina de auto-destruição.

1º caso (vida de um homem de classe média,um grande consumidor): acorda, toma banho de 40 minutos para relaxar, pega seu automóvel grande produtor de CO2, compra gasolina, queima gasolina, enfim chega ao trabalho, onde desgasta toda sua energia que botou para carregar na noite de sono, novamente pega seu conversível, queima mais gasolina,chega em casa, acende as luzes, liga a televisão, senta no sofá e enfim vê sua tão desejada caixa mágica que emite sons e fala de pessoas que nunca viu na vida e dorme.



2º caso (gasolina): trabalhadores apenas querendo gaita na mão , escavam,bombeiam para que o petróleo seja jorrado pra fora da jazida, seja refinado, e depois de transformações é transformado na gasolina, ela é distribuída, usada como combustíveis para aviões e navios, levam para os postos das cidades, onde os cidadãos compram para se locomover diante a correria de todos, o dono dos postos se afoga em dinheiro e agradece pelo ouro negro (petróleo).

3º caso: (planeta Terra): estou doente,minha "pele" esta sendo destruída, pois recebo agentes químicos desnecessários, assim acabo afetando todos meus órgãos, e acontecendo uma reviravolta no meu sistema imunológico, me sinto derreter por dentro.


Estamos matando nós mesmos sem perceber, para nós é normal fazer tudo isso, “Não vai acontecer nada se eu não reciclar lixo, ninguém recicla mesmo, não vou me dar ao trabalho”, gastando nosso tempo, com brinquedos frívolos que confortam nosso interior, ao invés de gastar nosso tempo como com a família, e com problemas reais, que é o que estamos vivendo. Tudo em nosso redor está um caos, se a maioria não se importa nem com o próximo que precisa de ajuda, como os mendigos que vivem uma vida insustentável,apenas com um objetivo, moedas para um vício que os consome o álcool ou drogas, pois já perderam a esperança de um milagre que os arrancariam do fundo do poço, assim eles se conformam, procurando apenas um forma que os faça esquecer dos problemas, um conforto. Somos assim também, nos acostumamos com os problemas, e não estamos ajudando para que eles se resolvam ou apenas amenizem, e sim estamos nos conformando procurando formas de apenas nos proteger deles.





Ok, já que todos os Homo Sapiens Sapiens estão querendo suicídio, tudo bem. Façam um abaixo assinado e se matem no seu mar de riqueza, se degolem com sua faca de ouro com bainha de couro, se enforquem com correntes de prata com rubi, mas não se preocupem apenas com seu sapato de diamantes que está muito apertado ou que sua carteira não cabe mais dólares, chega de ser tão egoísta.



Se preocupem mais com os outros seres, ingênuos que apenas usam o que realmente precisam e os chamamos de burros. Pelo menos deixem que os animais que nada de culpa tem, vivam e não sofram com a destruição que causamos por causa deste ciclo de ganância.


Estou totalmente de acordo com Minc, que relata todas as verdades no livro “ Ecologia e cidadania”, não sabia que já havíamos chegado neste ponto, e vou abrir os olhos de quem conheço, para que acabemos com esse “serial killer” que se chama Sr capitalismo. Que cada dia apenas destrói mais nossa Terra.







ou vamos nos conformar e comer picolé?





começa de cada um, salve o planeta.

2 comentários:

Fernando Kerber disse...

parabéns pelo texto, sábias colocações utilizando de boas analogias

Anônimo disse...

muito bom