sábado, 19 de setembro de 2009

Teoricamente, o tempo é a marcação de intervalos ou períodos de duração de algo. Um exemplo simples de explicar isso é que a separação dos dois acontecimentos é um intervalo e a quantidade desse intervalo é a duração. Na filosofia, o tempo só existe em nossa consciência ou percepção do Mundo, ou seja, o tempo existe somente porque concebemos sua existência.
Os fusos horários foram criados para organizar uma futura zona de horários mundial. Os cientistas dividiram a terra em 24 partes longitudinais, cada uma com 15° graus e com isso nasceu os fusos horários, separados por linhas imaginarias, também chamada de meridiano. Os fusos horários variam devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas (caso da china que devido ao seu tamanho poderia ter quatro fusos horários).
O que explica o fato de os horários serem diferentes no mundo é o afastamento das linhas imaginarias que cortam as linhas na vertical. Este afastamento é considerado a partir do meridiano de Greenwich que passa em Londres e cada linha a esquerda de Greenwich é menos uma hora a cada 15° e a direita é mais.
O meridiano de Greenwich divide a terra em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude e serve de referência para estabelecer a relação entre as horas em qualquer ponto da terra, estabelecendo os fusos horários.