segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TEMPO

Tempo

No Aurélio está “ Tempo: 1.Espaço entre o começo e o fim de um acontecimento. 2. Ocasião própria para algum momento, hora. 3. Período que se pode ocupar. 4. Conjunto das condições da atmosfera. 5. Maneira de indicar quando alguma coisa acontece.”
Bom, tempo, temos muitas e muitas maneiras de descrevê-lo, o homem, criou o “tempo cronometrado” para nós nos organizamos melhor no dia a dia.
Segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos, foram criados para que nós pudéssemos entender um pouco mais de nós mesmos, e sobre nossa história.
Temos linhas imaginarias, do tempo aonde marcam tudo o que deduzimos sobre ele, ou o que já sabemos encaixando como um quebra-cabeça na história.
Para isso existe uma “linha do tempo” aonde tem Pré-História, Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Assim resumimos um pouco a história do ser humano. Mas tudo não se começa pela pré-história, não sabemos ao certo, ou nem fazemos idéia de quanto tempo o universo, a galáxia, a via-láctea se formou, uma das hipóteses seria o big-bang. Mas pensando bem, nós criamos o tempo, o tempo pode ser inexistente ou infinito, penso que nunca vamos saber ao certo.

Por exemplo, uma mãe deixa seu filho sair de casa e diz: Fernando o seu tempo de brincar na rua vai acabar quando escurecer!
Seu tempo? O tempo pode ser um simbolismo, como se o sol chegasse, ou a escuridão, o quanto à hora passa, ou um minuto. Depende para o que está a se fazer, se é algo de prazer uma hora passa tão rápido como um minuto em nossas cabeças, ou um minuto tedioso demora como uma hora inteira. Mas o tempo lhe dá uma esperança, de sempre poder melhorar, por enquanto estivermos vivos.

“O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que têm medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno”.William Shakespeare

Bom e porque os minutos têm 60 segundos e as horas 60 minutos. A hora foi definida pelas civilizações mais antigas como Egito, Suméria, Índia e China. O primeiro relógio, por exemplo, era uma vareta cravada no solo, que o sol, com a rotação da terra , fazia que uma sombra demarcasse o “tempo”, este se chamara o relógio de sol, ou Gnômon.. Depois foram criadas medidas mais exatas, como clepsídra e a ampulheta, estes apareceram, pois o primeiro relógio não funcionava em dias nublados.

Penso que o tempo deve ser aproveitado o máximo possível, de acordo com as necessidades e as conseqüências. O que importa é viver o tempo presente, se preocupando com o futuro que é bem incerto. Pois além de não sabermos quanto “tempo” nós temos, quando sabemos, não pensamos mais nele ou apenas não devemos.Devemos passar o tempo com conquistas e felicidade para que no futuro, ou nos fim dos tempos, nos orgulhemos dele.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Muito bem, Victória!
Da próxima vez entregue seu texto no prazo solicitado. Assim, poderemos debater sobre ele e aprofundar alguns aspectos!
Até mais,
Abração do prof.,
Donarte.