domingo, 20 de setembro de 2009

O Tempo


"O tempo perguntou pro tempo, quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo, que o tempo tem tanto tempo, quanto o tempo tem." (trava-língua)
Tempo é algo que realmente intriga muitas pessoas, sempre queremos saber por que no Brasil temos um horário e no Reino Unido outro. Mas porque a diferença?

Tempo é o espaço medido por uma "unidade física fracionável", relativa ao período de rotação da Terra em torno do seu eixo. Parte do princípio de que a Terra é uma circunferência perfeita, medindo 360o, e de que a rotação terrestre dura 24 horas, a sua alternância entre o dia e a noite, ou seja, 12 horas com 60 minutos
cada, para o dia, e 12 horas com 60 minutos cada, para a noite; total = 24 unidades horárias para uma volta completa de 360°, divididos em 24 meridianos - um a cada 15° da circunferência; 1 hora = 15°.
Politicamente, a escolha de um horário padrão para uma nação ou país, traz implicações na economia, na organização administrativa entre outros. É importante entender que essa padronização facilita também as relações internacionais. Os países podem estipular seus fusos horários a partir de suas divisões político-adminis
trativas, que podem abranger regiões maiores ou menores do que as faixas de 15o. No caso do Brasil, que é um país de grande extensão territorial leste-oeste, existem três fusos horários, todos eles atrasados em relação a Greenwich. O segundo fuso horário brasileiro abrange mais de 50% do território nacional, inclusive a capital federal. Ele determina, então, o horário oficial do país, o horário de Brasília.
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal
, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação.