segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Tempo

É incrível como o tempo sendo sempre o mesmo, pode ser diferente. Conforme crescemos, o tempo diminui. Você lembra de como eram grandes as férias de verão quando você era pequeno? Era um tempo em que você não acordava na hora do almoço, via desenho e depois brincava. Brincava até cansar. E tomar banho era tempo desperdiçado, afinal, você podia estar brincando mais.
Um minuto para quem está ansioso com o resultado do vestibular e um minuto para quem está tomando um sorvete são tempos realmente diferentes. Mas não era o mesmo um minuto? Uma semana maçante no trabalho não parece durar uma eternidade, enquanto uma semana de férias passa voando? E continua sendo exatamente o mesmo tempo: uma semana.
As unidades de tempo mais usadas são o dia, dividido em horas, e estas em minutos, e os minutos em segundos. Os múltiplos do dia são a semana, o mês, e o ano, e este pode ser agrupado em décadas, séculos e milênios. O tempo é um componente do sistema de medições usado para sequenciar eventos, para comparar as durações dos eventos, os seus intervalos, e para quantificar o movimento de objetos.
Mas assim como tempo que se refere ao clima (quente, frio...) nós podemos percebê-lo de formas diferentes. Assim como dizemos “está 11°, mas a sensação térmica é de 8°”, também dizemos “esses quinze dias passaram voando, parecia que tinha passado recém uma semana”. É relativo.
Tempo pode ser o espaço entre um acontecimento e outro, pode ser uma forma cronológica de contar eventos e, para alguns, é um pesadelo. Atualmente vivemos reclamando da falta de tempo, nunca temos tempo para tudo que queremos fazer. E muitas vezes são coisas banais, como comprar alguma coisa nova de que não precisamos e arrumamos tempo para essas coisas. Para as coisas que realmente importam, como os amigos e família, é difícil arrumarmos tempo. Tempo para gastar na internet, jogando futebol ou indo ao shopping temos de sobra. Tempo para estudar para uma prova importante, tempo para fazer um trabalho, ler um bom livro é cada vez mais raro. Mas aquelas pessoas que tiram um tempo para sentar e ler um bom livro, com uma barra de chocolate do lado, sabem o quanto é bom esse tempo, que passa lentamente e é aproveitado a cada minuto, saboreado como o chocolate.
O tempo é mudança, renovação, o tempo é abstrato e apesar de todo o tempo que vivemos, nunca temos tempo para fazer tudo aquilo que queremos. Não temos tempo de dizer tudo que queremos, de ir a todos os lugares que gostariamos de conhecer, de ler todos os livros que nos interessam... E mesmo que paremos de contar, o tempo nunca deixa de passar.
“O tempo é lento demais para quem espera, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eterno”.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Excelente!!!

Deu-me saudades!!!