segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tempo

O tempo... Como definir essa grandeza? A resposta não é óbvia. Requer uma análise mais aprofundada, coisa que hoje pouca gente se dispõe a fazer... por falta de tempo. Tempo consumido quase que inteiramente na luta pela vida, na batalha diária que se estende durante anos, décadas, até a gloriosa apoteose: a autocondecoração com a medalha de “vencedor”, comenda que outorga ao agraciado o direito de desfrutar do ócio caseiro com a consciência do dever cumprido. Abrigado nessa última trincheira ele poderá então, finalmente, aproveitar o tempo.
Verdade é que durante o desenrolar dessa peleja cotidiana, dessa insana lufa-lufa, conseguimos reservar algumas horas semanais para o lazer e o descanso, mas não para meditar nas questões cruciais da vida. Para essas coisas não dispomos de tempo algum, não podemos absolutamente perder tempo com isso.
Comemos, bebemos e dormimos, exatamente como um rebanho bovino. Talvez um pouco mais, pois também estudamos compulsoriamente, trabalhamos mecanicamente e nos divertimos sofregamente. Assim como é de se esperar de um rebanho humano. Mas será que a vida se esgota nisso? Em despender algumas décadas nessas atividades gregárias e só? E o espírito humano? Que faz ele nesse espaço de tempo tomado integralmente pelas necessidades corpóreas tão prioritárias?
Antes de responder a essas perguntas vamos tentar compreender a natureza propriamente do tempo. De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, espaço e tempo estão interligados. Em velocidades próximas à da luz, a massa de um corpo aumenta de forma perceptível, o espaço se contrai e o tempo passa mais devagar.

O Tempo

O tempo


O tempo é uma coisa que convive com todos os indivíduos, todos os dias e assim nos controlando.Sempre temos um tempo para fazer algo no nosso dia-a-dia: dormir, estudar, jogar uma pelada com os amigos e esse tempo as vezes parece que passa rápido demais, quando está fazendo algo de bom passa rápido, pois tudo que é bom dura pouco.
Na infância tinha a impressão de que o tempo demorava a passar, decorria uma eternidade até chegar o período das férias; o natal também; o dia do aniversário era um evento que acontecia muito raramente. À medida que crescemos a história se inverte e assim parecendo que o tempo acelera, quando nos damos conta já esta no final do ano, mas existe um lado bom em conviver com este tempo e é o de que nós podemos nos organizar conseguimos fazer bastante coisas em um dia separando uma hora ou duas, ou até mais para fazer nossas atividades. O controlador de nossas vidas passa devido a sucessão do dia e da noite a que chamamos fenômenos físicos ou naturais.
Fusos horários são cada uma das vinte quatro áreas em que se divide a terra e que seguem a mesma definição de tempo, pois corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio e pode ser bastante irregulares devido ás fronteiras nacionais. O fato de os horários serem diferentes no mundo é o afastamento das linhas imaginarias que cortam as linhas na vertical. Este afastamento é considerado a partir do meridiano de Greenwich, que passa em Londres e assim cada linha a esquerda de Greenwich é menos uma hora a cada 15° e a direita uma hora a mais.O meridiano de Greenwich divide a terra em oriente e ocidente e estabelecendo os fusos horários.



"O Tempo que você gosta de perder não é tempo perdido"
(Bertrand Russell)

Tempo

Tempo na língua portuguesa significa “período contínuo e indefinido no qual os eventos se sucedem e criam no homem noção de passado, presente e futuro”. Mas afinal o que é tempo? O exemplo de tempo que praticamente todos nós usamos é o dia terrestre que nós dividimos em 24 horas. Mas porque aqui em Porto Alegre o horário é diferente de Sidney, Austrália? Porque o globo terrestre tem uma circunferência de 360º, divididos em 24 meridianos, cada um cada 15º de circunferência do globo, e a cada 15º o horário se modifica em 1 hora. E para determinar as horas ao redor do globo, nós tomamos como ponto de referência o meridiano de Greenwich, a Oeste de Greenwich o horário aumenta, a Leste o horário diminui.
O lado bom do tempo se chama organização, se com o tempo o mundo já é uma desordem, imagina sem o tempo.
Bem, hoje em dia tempo problema com o tempo porque o mercado impõe um tempo para fazer as coisas, se tu se demoras um minuto sequer alguém já passou pegando a tua vaga, e se tu não segue essa regra, tu és automaticamente descartado da sociedade.
E infelizmente com esse fato acabamos sem fazer a principal coisa desse período curto que nós passamos por esse belo planeta, que é ser feliz, acabamos virando escravos da rotina, tendo que viver pelo trabalho e pelos outros, e sem poder fazer as coisas que quer, fugir um pouco da rotina etc. Invés de pensarmos no presente, nós ficamos fazendo planos e planos em função do tempo que muitas vezes são surreais, e acabamos perdendo o curto tempo de nossas vidas só trabalhando para conseguir realiza um sonho, isso de uma certa forma é bom mas, mas a vida é para viver intensamente cada instante, sem perder tempo, pois somos agraciados por estarmos em um dos únicos planetas que podem abrigar vida no UNIVERSO, ou seja temos que viver felizes. Como todo animal nós nascemos com um instinto para continuar a espécie e ensinar nossos filhos como viver a vida, mas nós felizmente somos altamente inteligentes, e por causa disso nós não temos que nos restringir a ter filhos e educá-los, como disse antes nós temos que viver a vida e não perder tempo.

TEMPO

Tempo

No Aurélio está “ Tempo: 1.Espaço entre o começo e o fim de um acontecimento. 2. Ocasião própria para algum momento, hora. 3. Período que se pode ocupar. 4. Conjunto das condições da atmosfera. 5. Maneira de indicar quando alguma coisa acontece.”
Bom, tempo, temos muitas e muitas maneiras de descrevê-lo, o homem, criou o “tempo cronometrado” para nós nos organizamos melhor no dia a dia.
Segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos, foram criados para que nós pudéssemos entender um pouco mais de nós mesmos, e sobre nossa história.
Temos linhas imaginarias, do tempo aonde marcam tudo o que deduzimos sobre ele, ou o que já sabemos encaixando como um quebra-cabeça na história.
Para isso existe uma “linha do tempo” aonde tem Pré-História, Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Assim resumimos um pouco a história do ser humano. Mas tudo não se começa pela pré-história, não sabemos ao certo, ou nem fazemos idéia de quanto tempo o universo, a galáxia, a via-láctea se formou, uma das hipóteses seria o big-bang. Mas pensando bem, nós criamos o tempo, o tempo pode ser inexistente ou infinito, penso que nunca vamos saber ao certo.

Por exemplo, uma mãe deixa seu filho sair de casa e diz: Fernando o seu tempo de brincar na rua vai acabar quando escurecer!
Seu tempo? O tempo pode ser um simbolismo, como se o sol chegasse, ou a escuridão, o quanto à hora passa, ou um minuto. Depende para o que está a se fazer, se é algo de prazer uma hora passa tão rápido como um minuto em nossas cabeças, ou um minuto tedioso demora como uma hora inteira. Mas o tempo lhe dá uma esperança, de sempre poder melhorar, por enquanto estivermos vivos.

“O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que têm medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno”.William Shakespeare

Bom e porque os minutos têm 60 segundos e as horas 60 minutos. A hora foi definida pelas civilizações mais antigas como Egito, Suméria, Índia e China. O primeiro relógio, por exemplo, era uma vareta cravada no solo, que o sol, com a rotação da terra , fazia que uma sombra demarcasse o “tempo”, este se chamara o relógio de sol, ou Gnômon.. Depois foram criadas medidas mais exatas, como clepsídra e a ampulheta, estes apareceram, pois o primeiro relógio não funcionava em dias nublados.

Penso que o tempo deve ser aproveitado o máximo possível, de acordo com as necessidades e as conseqüências. O que importa é viver o tempo presente, se preocupando com o futuro que é bem incerto. Pois além de não sabermos quanto “tempo” nós temos, quando sabemos, não pensamos mais nele ou apenas não devemos.Devemos passar o tempo com conquistas e felicidade para que no futuro, ou nos fim dos tempos, nos orgulhemos dele.

TEMPO



O Tempo é uma coisa que intriga a todos. Por exemplo, as pessoas hoje em dia, fazem as coisas com minutos, horas e segundos contados no relógio para realizar suas tarefas, ou então ficam contando dias para que chegue 'aquele' grande dia. Quando chega, o tempo passa tao rápido que parece que nem deu tempo de aproveitar. Por isso que digo e repito novamente que o tempo parece ser uma coisa simples, mas na verdade intriga muito e se pararmos pra pensar, o que é o tempo?
Antigamente o tempo era controlado pelo Sol, de forma que a hora do meio do dia se diferenciava de uma cidade para outra, mas hoje em dia o relógio nos facilita a saber exatamente que horas são. Mas por exemplo, o horário do Brasil é diferente do horário do Japão. Isso acontece por causa dos fusos horáris. Cada lugar tem o seu. Isso por culpa do Sol, que no Brasil quando é de dia, no Japão é de noite, então existe esses fusos Horários.
Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°. No entanto, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países. Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC).
O Meridiano central, e também o mais conhecido é o Meridiano de Greenwich, o qual divide o fuso horário.

Nós controlamos o tempo em segundo, minuto, hora, semana, mês, ano etc, para podermos facilitar as pessoas, mas a maioria destas estão fazendo do tempo uma coisa 'ruim', querendo sempre que ele passe rápido nao aproveitrando os poucos e valiosos momentos que o tempo e a vida nos proporcionam.

Quem nos trás, e quem nos tira...

O tempo, desde as primeiras civilizações, sempre foi periodizado. Hoje, as unidades que o periodizam, isto é, que o delimitam, são segundos, minutos, horas, dias, etc. Nas aulas de física, estamos cansados de ouvir que o tempo é uma grandeza escalar. Ou seja, que não depende de mais nada para ser compreendido. Porém, analisando-o de uma forma mais teórica e filosófica, veremos que não é bem assim... A passagem do tempo sim, independe de qualquer coisa. Mas o tempo não é algo simples.

A história, nos mostra vários fatos e interpretações que ocorreram em tempos passados... E nos mostra ainda que a vida que temos hoje é nada mais do que resultado de processos históricos em tempos passados. Mas a história não teria sentido se, sua função fosse simplesmente apresentar realidades passadas. A história serve para que saibamos porque estamos vivendo da maneira que estamos vivendo, porque a nossa sociedade é do jeito que é, e para que conheçamos não só fatos que aconteceram em tempos passados, mas para que “façamos o link”. Fazer o link é ligar uma coisa a outra. Neste caso, fazer o link significa aprender os fatos históricos e utilizar este aprendizado para entender o mundo em que vivemos.

Nosso planeta é uma metamorfose ambulante no Universo. E o tempo é parte importante desta metamorfose. Até onde sabemos, o tempo está presente em tudo: na formação do Universo, na formação do nosso planeta... Mas, mais importante do que periodizar este tempo, ou seja, saber quanto tempo faz, ou quanto tempo durou, é saber como foi. A periodização é irrelevante. Quando deparamo-nos com um tema como o tempo, as perguntas que devemos fazer-nos não são quando? Nem quanto? Ma sim: Como? Quem? O que eu quero dizer com tudo isso é que não devemos preocupar-nos com análises quantitativas do tempo, e sim em aprendermos com ele.

O tempo, nos tira muita coisa... Nos restringe. Em alguns momentos até nos impede de fazermos o que mais nos agrada. O tempo é sim um vilão... pergunte a alguém que passou toda a sua vida preocupando-se com o futuro e com alguns instantes de estabilidade.

O tempo pode ser mau compreendido. Mas o que ele nos diz? O tempo nos ensina. O tempo dá lições. Mas para que realmente assimilemos as lições que o tempo nos dá, temos que ter maturidade. E para que tenhamos maturidade temos que ter tempo de vida. DEPENDEMOS DO TEMPO!

Mas se tivermos essa consciência, o tempo pode ser muito produtivos para todos nós. Então aprendamos as lições que o tempo nos dá. Vamos olhar para a nossa história e aprender com ela. Vamos olhar a sociedade romana e enxergar o mundo de hoje.

O tempo conserva coisas e descarta outras. Hoje... eu tenho visto que ele tem descartado a consciência. Basta ver que toda essa reflexão, para alguns colegas, não foi reflexão, foi cola.

Eu gostaria ainda, de deixar aos colegas e leitores, algumas indagação sobre o tempo, de caráter filosófico, científico e religioso:

- Será que a vida é um período? Simplesmente nascemos em um dia x do ano, brincamos, ficamos grandes, temos filhos e morremos, e aí o nosso período acaba? Será que somos como uma coisa, que simplesmente acaba um dia? E fim?

T E M P O

O tempo, como todo o resto, passa, para alguns, de uma forma lenda e triste, já, para outros de forma ligeira e muito proveitosa! Nenhum de nós está jujeito a mudá-lo, todos nos temos que esperar, o tempo do tempo. Esperar até que seja a nossa hora, esperar até que tudo acabe! Podemos observar pelo seguinte, quando o nosso ano é proveitoso, quando conseguimos fazer o que gostamos, quando aproveitamos bem o nosso tempo, o ano parece passar mais rápido, parece ser bem mais ligeiro do que aqueles que nao aproveitamos, aqueles que passam se arrastando como se tudo para nós estivesse ruim e demorado! E isso não é só nos anos, também, nos dias, quando passamos algum dia com nossos amigos, ou familia, nos divertindo, ou mesmo apenas sorrindo, nao vemos o tempo passar, já, quando estamos sem fazer nada, principalmente quando estamos sozinhos, tudo acontece muito devagar, como se o dia nunca acabasse! Um dia, estava eu e uma amiga, caminhando nas ruas da cidade quando ela me comentou que se ela estivesse caminhando, pelo mesmo caminho sozinha, estaria sendo bem mais demorado e chato.
O que determina o nosso tempo são os fusos, se fizermos uma viagem, digamos, daqui ao Japão, por causa do fuso-horario, o dia lá, irá durar um tempo diferente do que para nós aqui. Mesmo que seja aqui, se viajarmos para o nordeste, também ira mudar. Talvez pelo fato de no nordeste estar em uma localização diferente e lá, amanhecer e entardecer em horários diferentes, quando aqui amanhece mais ou menos às 6h, lá, assim que se completa 4h30min, já está amanhecendo e o mesmo ocorre com o entardecer.

O Tempo sobre o homem

''O segredo do tempo é consumi-lo sem percebê-lo
é fingir-se infinito para não o vermos passar
é fazer-se conta em anos em vez de momentos



Relógio, despertador,cronometro, calendário
Tudo par imaginarmos prendê-lo, controlá-lo



A ampulheta, único instrumento sincero do tempo
Regressivamente, nos impõe a gravidade
De haver realmente um último grão
Riscando na areia a nossa fragilidade



Mas o tempo é imparcial
Não distingue rico de pobre
Preto de branco, homem de mulher
Devora-se sem escolha



Matar o tempo é matar-se sem sentido
Perdê-lo é viver em vão



Faz-se devagar nos maus momentos
Depressa quando o queremos



Ponteiro invisível da vida
Peça necessária do fim



A sua fome é insaciável
A sua vontade é determinante
A sua procura é unânime



Se esconde nas sombras que se movem
Nos objetos que não mas servem
Nas pessoas que nunca mais vimos
Na podridão das frutas que não foram colhidas
Nas lembranças já esquecidas



Revela-se nas fotos que se desbotam
Nas cartas que amarelam
Nas crianças que crescem
Nas rugas que aparecem



Deixa-nos a esperança de Pandora
Nas ações dos que virão
No nascimento dos rebentos.''



Obs.: poesia de autor desconhecido





O tempo, pode ser considerado de várias formas, usado para contagem das horas, usado para designar o clima, e também para designar a cronologia dos acontecimentos e fatos de nossa história, quando mais depressa queremos que ele passe mais ele demora, e quando queremos que ele seja demorado ele passa ligeiramente, sem deixar rastros.Todos nós temos essa impressão, mas o tempo não muda sua constância e sua velocidade, ele passa normalmente, mas essa ligeira impressão que todos nós cada vez mais temos certeza de que acontece talvez exista por causa de nossas vidas estressantes e manipuladas na qual vivemos nos preocupando em fazer as coisas nas horas exatas, programando nossas tarefas como robôs.

Desde o início do nosso planeta o tempo veio trazendo fatos que foram esculpindo e influenciando nosso modo de viver atualmente, os Maias, Incas e Aztecas tinham um modo diferente de controlar seu tempo se tornaram civilizações poderosíssimas e muitos importantes , mas o homem moderno não sabe como controlá-lo por isso as pessoas manipuladas pela produção que comanda o planeta, e para concertar esses erros cometidos por fazerem com que as pessoas se tornassem apenas produtos ou máquinas desse descontrole do homem sobre o tempo eles fazem novas provas para concertar e tentar ajustar a mentes manipuladas dos jovens e pessoas que farão o futuro do nossoplaneta e para que o as pessoas não percam tempo nesse novo tempo.







Tempo

Todo o tempo que passa, é um segundo jogado fora, são coisas que tu deixaste de fazer e que não irá ter outra oportunidade para realizá-las. O tempo demora pra passar quando tu queres, e quanto mais tu queres mais ele te faz esperar. Mas pedir pra que ele passe logo, e querer que o dia acabe é muita burrice, acelerar o tempo é a auto-detruição, o tempo vai passar tu vai crescer e ter as lembranças de que tu só querias ser maior e não aproveitou nada do tempo livre, talvez isso tenha sido um pouco exagerado, mas a intenção ficou clara. O tempo não muda nunca. Não importa se é aqui nesta tarde, ou se na noite da festa de quinze anos de uma japonesa. O tempo vai ser manter, vai de cada um. O que muda são os horários, através de vários processos, como fuso horário, que depende do equador. Tu nunca vai poder controlar um minuto que seja talvez planejar o que será feito, mas ter o controle absoluto da situação, do tempo que esta sendo vivido, é quase impossível. Não tem uma solução para o problema tempo, na realidade não é um problema. É questão de valorizar o que passou e saber aproveitar o que virá, e fazer com que todas aquelas coisas que as pessoas insistem em dizer são apenas as verdades que todo mundo insiste em ignorar e só vai se dar conta, quando já não há mais tempo pra recuperar o que foi perdido. É questão de tempo.

Tempo


O tempo hoje em dia é uma palavra que domina toda a nossa vida..querendo ou nao é com ele que vamos conviver sempre,ou você não acorda de manha em um tempo certo para chegar ao colégio ou ao trabalho no tempo certo ?

Sim o tempo nos domina e nos torna escravos dele e é isso que todos somos,se você for parar para pensar o tempo esta em tudo oque vemos,des do dia em que nascemos e eles então anotam a hora o dia,os meses que você demorou para se formar totalmente e então nascer,tudo marcado pelo tempo até o dia de sua morte.

Mas também existe o lado bom de tudo isso,principalmente para nos organizarmos em nosso dia-a-dia.Imagine você vivendo sem o tempo,como marcaria um encontro com alguém,como iria trabalhar e conviver com as pessoas ao seu redor ?Ai está uma prova de que nós necessitamos muito do tempo para nossa vida.

Outra visão de tempo um pouco diferente que nós também temos é que quando fazemos uma coisa que nos interessa e de que gostamos o tempo passa muito rápido e que quando o assunto não é muito de nosso interesse o tempo então demora a passar e quanto mais olhamos para o relógio mais devagar parece que ele está passando,ou você nunca teve esta impressão ?Tive provas disso quando agora pouco estava falando com uma antiga colega de quem gosto muito,falamos mais ou menos uma hora ao telefone e pareciam apenas alguns minutos que tinham se passado.

O tempo é uma palavra muito difícil de se explicar e muitas pessoas nao sabem por que ele existe,ele está ali por que tem que estar ali.Não o tempo existe e sempre existiu des da época dos dinossauros e também muito antes disso,citei época dos dinossauros apenas para dar uma visão do quanto ele é antigo e por que nao dizer que ele existe desde que o chamado big bang aconteceu ?Simplismente por que nao sabemos exatamente se foi mesmo um big bang mas se for pode-se ter certeza de que o tempo estava presente.


"Nunca penso no futuro, ele chega rápido demais." (Albert Einstein)

O TEMPO

Tempo seria hoje demarcado pelo relógio, a cada volta que a terra da passara 24h no relógio, não seria o tempo de frio, quente, pois isso seria clima não tempo, mas porem muitos dizem “o tempo vai ta bom hoje”, mas neste caso da para perceber o que ele quis dizer .

O tempo tem como ponto referencial o Greenwich ( fuso horário) a esquerda diminui hora e a direita aumenta cada hora é o que vale a 15°, olhando no mapa seria a esquerda ou direita, mas como depende como a pessoa esta localizada acho que tem que ser oeste-leste.

E se por acaso o tempo também signifique o tempo de clima, o referencial seria a linha do equador, a medida em que se afasta do equador a temperatura aumenta.

Obs: Os dados acima talvez não estejam corretos, pois foi feito sem consulta.

O Tempo


Tempo é onde nós seres humanos sempre estamos envolvidos, sempre englobados. É uma palavra pequena que ao mesmo tempo pode assumir infinitos conceitos, más resume-se em um intervalo ou período que se decorre certos fatos no Universo. O tempo pode ser interpretado no sentido dos fusos horários, más também apresenta-se na História, Fisíca, Sociologia e outros ramos de estudos.
Na minha opinião, o mais básico e simples modo de se entender o tempo é através da hora, do dia e etc.
No mundo atual, existem diversos fusos horários em diferentes localidades, graças a estes que mantemos previsões do futuro, ou seja, sem o horário de agora não podemos concluir o que fazer daqui 30 minutos por exemplo.
A maioria dos fusos horários de cidades ou países são definidos pela cidade de Londres, na qual situa-se logo no centro do Meridiano de Greeenwich.
Acho muito confusa e estressante termos fusos MUITO diferentes em regiões desnecessarias, como por exemplo o Estado do Acre.
O planeta Terra tem seus fusos horários coordenados pelo Meridiano, este parametro também divide a Terra em Ocidente e Oriente, ocorrendo a mediação da longitude.
Se em todas as partes do mundo fossem postas os mesmos horários aconteceria um grave problema no qual o tempo solar seria diferente em cada extremidade do globo, porem a hora a mesma

O tempo

Como diz a própria Madonna, “time goes by so slowly for those who wait.” (o tempo passa tão devagar para quem espera). E é a mais pura verdade. Quem tem pressa, ou quem espera por algo ou alguém, sempre vai achar que o tempo passa se “arrastando”. E cada minuto é como se fosse uma hora. O interessante é que não é só com os ansiosos que o tempo “age de forma diferente”. Para os atrasados também. Ou para aqueles que precisam de mais tempo para fazer seja lá o que for o tempo vai passar “voando”, como se eles tivessem menos tempo pra tudo, tivessem que fazer correndo tudo o que tiverem para fazer. Mas, incrível, vai ser o mesmo minuto.

É impossível não se preocupar com o tempo que levamos para fazer uma prova, por exemplo, pois outras pessoas estarão cuidando e marcando esse tempo limite. Assim como é impossível viver um momento agradável sem pensar que uma hora ele vai acabar.

Essa é uma sensação que todos sentimos, mas o tempo passa igual para todos, em qualquer lugar do mundo. A diferença, é que existe o fuso horário, que é o que define a hora em determinado lugar. O que separa a terra nesse fuso horário é o meridiano de Greenwich. Que faz com que, por exemplo, na china seja noite e no Brasil seja manhã, mas o tempo vai de segundo para minuto, de minuto para hora, de hora para dia, em todo lugar, sempre.

Na realidade, esse problema com o tempo mais ocorre por causa da nova sociedade contemporânea que só pensa em si em seus próprios compromissos pessoais. As pessoas só pensam em chegar a tempo hábil, pois se chegarem atrasados no trabalho, perderão, provavelmente, seu emprego. A sociedade não tem mais tempo livre, para lazer, hobby, etc., já que seu tempo gira em torno de uma única coisa: dinheiro. Como diz o ditado: “Tempo é dinheiro.” Quanto mais tempo, mais trabalho; quanto mais trabalho, mais dinheiro. É esse ditado é real.

Em alguns casos, uma mãe ou um pai não tem mais tempo pra ficar com os filhos, pois precisa trabalhar para ter dinheiro. E é assim que a nossa sociedade vive crescendo. Pensando no tempo que temos para fazer tudo. Temos tempo marcado até para passear em qualquer lugar.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Prova de recuperação e bla bla bla

Professor Donarte... Em virtude da Gripe A, da postergação do recesso escolar, e de toda a confusão que foi criada em função destas, o calendário de provas acobou ficando um tanto confuso. Alunos e professores estão confundindo-se com as datas.
E mais uma confusão está acontecendo com as datas das provas de geografia. Os professores dizem aos alunos que têm que entregar as avaliações dos alunos do 2º trimestre até o dia 25/09/2009, enquanto isso temos prova de recuperação de geografia marcada para o dia 28/09, marcada inclusive no site da escola.
Peço-lhe que, assim que possível, nos esclareça. Obrigado

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Tempo

É incrível como o tempo sendo sempre o mesmo, pode ser diferente. Conforme crescemos, o tempo diminui. Você lembra de como eram grandes as férias de verão quando você era pequeno? Era um tempo em que você não acordava na hora do almoço, via desenho e depois brincava. Brincava até cansar. E tomar banho era tempo desperdiçado, afinal, você podia estar brincando mais.
Um minuto para quem está ansioso com o resultado do vestibular e um minuto para quem está tomando um sorvete são tempos realmente diferentes. Mas não era o mesmo um minuto? Uma semana maçante no trabalho não parece durar uma eternidade, enquanto uma semana de férias passa voando? E continua sendo exatamente o mesmo tempo: uma semana.
As unidades de tempo mais usadas são o dia, dividido em horas, e estas em minutos, e os minutos em segundos. Os múltiplos do dia são a semana, o mês, e o ano, e este pode ser agrupado em décadas, séculos e milênios. O tempo é um componente do sistema de medições usado para sequenciar eventos, para comparar as durações dos eventos, os seus intervalos, e para quantificar o movimento de objetos.
Mas assim como tempo que se refere ao clima (quente, frio...) nós podemos percebê-lo de formas diferentes. Assim como dizemos “está 11°, mas a sensação térmica é de 8°”, também dizemos “esses quinze dias passaram voando, parecia que tinha passado recém uma semana”. É relativo.
Tempo pode ser o espaço entre um acontecimento e outro, pode ser uma forma cronológica de contar eventos e, para alguns, é um pesadelo. Atualmente vivemos reclamando da falta de tempo, nunca temos tempo para tudo que queremos fazer. E muitas vezes são coisas banais, como comprar alguma coisa nova de que não precisamos e arrumamos tempo para essas coisas. Para as coisas que realmente importam, como os amigos e família, é difícil arrumarmos tempo. Tempo para gastar na internet, jogando futebol ou indo ao shopping temos de sobra. Tempo para estudar para uma prova importante, tempo para fazer um trabalho, ler um bom livro é cada vez mais raro. Mas aquelas pessoas que tiram um tempo para sentar e ler um bom livro, com uma barra de chocolate do lado, sabem o quanto é bom esse tempo, que passa lentamente e é aproveitado a cada minuto, saboreado como o chocolate.
O tempo é mudança, renovação, o tempo é abstrato e apesar de todo o tempo que vivemos, nunca temos tempo para fazer tudo aquilo que queremos. Não temos tempo de dizer tudo que queremos, de ir a todos os lugares que gostariamos de conhecer, de ler todos os livros que nos interessam... E mesmo que paremos de contar, o tempo nunca deixa de passar.
“O tempo é lento demais para quem espera, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eterno”.

domingo, 20 de setembro de 2009

O Tempo


"O tempo perguntou pro tempo, quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo, que o tempo tem tanto tempo, quanto o tempo tem." (trava-língua)
Tempo é algo que realmente intriga muitas pessoas, sempre queremos saber por que no Brasil temos um horário e no Reino Unido outro. Mas porque a diferença?

Tempo é o espaço medido por uma "unidade física fracionável", relativa ao período de rotação da Terra em torno do seu eixo. Parte do princípio de que a Terra é uma circunferência perfeita, medindo 360o, e de que a rotação terrestre dura 24 horas, a sua alternância entre o dia e a noite, ou seja, 12 horas com 60 minutos
cada, para o dia, e 12 horas com 60 minutos cada, para a noite; total = 24 unidades horárias para uma volta completa de 360°, divididos em 24 meridianos - um a cada 15° da circunferência; 1 hora = 15°.
Politicamente, a escolha de um horário padrão para uma nação ou país, traz implicações na economia, na organização administrativa entre outros. É importante entender que essa padronização facilita também as relações internacionais. Os países podem estipular seus fusos horários a partir de suas divisões político-adminis
trativas, que podem abranger regiões maiores ou menores do que as faixas de 15o. No caso do Brasil, que é um país de grande extensão territorial leste-oeste, existem três fusos horários, todos eles atrasados em relação a Greenwich. O segundo fuso horário brasileiro abrange mais de 50% do território nacional, inclusive a capital federal. Ele determina, então, o horário oficial do país, o horário de Brasília.
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal
, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação.
Tempo é a medição de períodos e intervalos para sequenciar eventos, com várias subdivisões e cada uma com sua característica. O exemplo mais comum de tempo é a divisão de horários do nosso dia. Um dia dura 24 horas, tempo que leva para que leva para que o planeta faça sua rotação completa sobre o seu próprio eixo. Esse tempo no planeta é dividido e organizado em fusos horários. O Globo é dividido em 24 fusos(linhas imaginárias traçadas de um polo ao outro do planeta), 12 para leste e 12 para oeste a partir do ponto zero, o Meridiano de Greenwich. Assim se organiza o tempo de um dia, e assim segue durante todos os dias do ano.

O TEMPO

Tempo é um dos grandes mistérios do Universo. É o tipo de coisa que todo mundo pensa que sabe o que é, vive reclamando sua falta e, no embalo da histeria coletiva para não desperdiçá-lo, acaba perdendo não apenas ele, o tempo, mas outras coisas mais.

Teoricamente, é uma componente do sistema de medições usado para sequenciar eventos, para comparar as durações dos eventos, os seus intervalos, e para quantificar o movimento de objetos. As unidades de tempo mais usuais são o dia, dividido em horas, e estas em minutos, e estes em segundos. Os múltiplos do dia são a semana, o mês, e o ano, e este último pode agrupar-se em décadas, séculos e milênios.

Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico (ou sequencial) que pode ser medido, esse último significa "o momento certo" ou "oportuno": um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece.

O planeta Terra possui 360°, o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e partir daí foi implantado o sistema de fusos horários.

Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; no entanto, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas (caso da China, que poderia abranger algo como 4 fusos horários, mas obriga todo o país a utilizar o horário de Pequim com evidentes distorções no oeste chinês, onde quando não é inverno o sol nasce por volta das nove horas da manhã).

Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC), o fuso horário que contém Londres quando esta cidade não está no horário de verão onde se localiza o meridiano de Greenwich, o qual divide o fuso horário.

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente, o principal meridiano é o de Greenwich, o seu reconhecimento como status de referência é devido a sua aceitação em âmbito global.

Isso ocorreu a partir de um acordo mundial realizado, em 1884, na cidade de Washington, com o intuito de estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo.

A sua escolha como referencial foi por cortar o Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito chamado de Greenwich situado na região leste da cidade de Londres


O TEMPO!


O tempo é intervalos ou períodos de duração de alguma coisa. Por exemplo, a separação de intervalos e quantidade desse intervalo é a duração. Para nós e o olhar do mundo ,o tempo, existe quando percebemos ele. O tempo não é só em geografia, tem na física, história, com vários olhares diferentes . O tempo é contado pela rotação da terra que varia aproximadamente 24 horas, composta por 12 horas noturnas e 12 diurnas e também contado pelas subdivisão ( o fuso horário)o mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro.Por isso que se criou os fusos horários, para organizar os horários. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos e toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário. O meridiano de Greenwich divide a terra em ocidente e oriente e a origem para a contagem das latitudes e das longitudes e estabelecendo os fusos horários.

O TEMPO

O tempo é a marcação de períodos carcterisidados unicamente. É a marcação da história e de acontecimentos. O tempo possui inumeras subdivisões, as mias citadas são o tempo e a hora, os quais são definidos respectivamente como: O dia é a marcação de tempo que leva para a terra fazer uma rotação completa sobre o seu próprio eixo, que dura aproximadamente 24 horas, composta por 12 horas noturnas e 12 diurnas. A hora é uma subdivisão do dia, se assim for possível dizer, conceituada com uma unidade de medida do tempo que baseia-se nos movimentos rotacionais da terra, possui uma história muito peculiar que passou por várias modificações. A hora é definida como é hoje, desde a sua 'criação' no Egito antigo, onde correspondia a 1/24 de um dia, o que é igual a 60 minutos ou 3600 segundos. O fuso horários começa a ser contado a partir da cidade de Greenwich, por que nela fica o marco do meridiano de Greenwich que fica em 0º longitudinal.

sábado, 19 de setembro de 2009

Teoricamente, o tempo é a marcação de intervalos ou períodos de duração de algo. Um exemplo simples de explicar isso é que a separação dos dois acontecimentos é um intervalo e a quantidade desse intervalo é a duração. Na filosofia, o tempo só existe em nossa consciência ou percepção do Mundo, ou seja, o tempo existe somente porque concebemos sua existência.
Os fusos horários foram criados para organizar uma futura zona de horários mundial. Os cientistas dividiram a terra em 24 partes longitudinais, cada uma com 15° graus e com isso nasceu os fusos horários, separados por linhas imaginarias, também chamada de meridiano. Os fusos horários variam devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas (caso da china que devido ao seu tamanho poderia ter quatro fusos horários).
O que explica o fato de os horários serem diferentes no mundo é o afastamento das linhas imaginarias que cortam as linhas na vertical. Este afastamento é considerado a partir do meridiano de Greenwich que passa em Londres e cada linha a esquerda de Greenwich é menos uma hora a cada 15° e a direita é mais.
O meridiano de Greenwich divide a terra em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude e serve de referência para estabelecer a relação entre as horas em qualquer ponto da terra, estabelecendo os fusos horários.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Texto SEM OBRIGAÇÃO

Primeiro gostaria de pedir desculpas por ter postado comentários com o e-mail de login errado :p
Em segundo gostaria de postar este texto que fiz sem compromisso em uma das aulas de sociologia (obs.: ainda esta em construção, falta a conclusao da idéia). Espero que gostem e porfavor sejam delicados porém sinceros nas criticas.



Maresia Urbana

Acordo. É novo este dia. Para começar, resolverei meus problemas favoravelmente. Tomarei meu café social exclusivo, com minha dieta desigual, saciando minha fartura de poucos e escondendo minha fome dos tantos. Afinal, hoje é dia de maré alta e o mar de preconceitos cresce na Praia da Comunidade.
No caminho encontro alguns amigos desfavorecidos e lhes convido à juntar-se a mim. Infelizes de seu infortúnio seguem escravos de seu trabalho e história rumo a mais uma longa jornada mal remunerada de segunda feira sem férias. Mas eu sigo em frente.
Finalmente a praia aos meus pés. Posso sentir a áspera e desconfortável vida aos meus pés desta imensidão frígida desabrigada do tempo. O aroma poluído desta maresia urbana bate em minha face pasma. O precipício da pequena crista cristalina e pura à imensidão áspera e dura da maioria é ainda mais íngreme do que mostraram na TV, exigindo muita garra, força e paciência de nós aqui de fora. Pobres são aqueles inexperientes que entram neste mar gélido de aflição forçados por seus Deuses. Mas eu sigo em frente, amedrontado e pasmo.
Hora de me dirigir ao outside, como dizem os brasileiros e sua cultura dominada por influencias externas e pela mídia que mesmo com simples palavras nos injetam seus costumes e devoram nossa cultura e mente. Entro no mar preso apenas por meu lash, revestido de fé e de esperança.Tento ir longe com minhas próprias mãos, mas as camadas mais altas desta água insistem em me empurrar de volta à margem. Remo, remo, remo e não saio do lugar. Não me foram oferecidas as possibilidades necessárias, mas isso não importa a ninguém, mesmo assim sou taxado de incapaz, insistimos a pensar que meu lugar é na margem daqueles que chegam lá por terem “jet skis” que não podemos comprar. Quando já não tenho mais forças para lutar contra este sistema, surgem em minha volta figuras populares. Então quebro meus valores construídos no berço dos braços de meus pais ao abrir a boca e falar com estranhos. Felizmente, tais corruptos de calção e cabelos loiros de parafina conhecem os desdobres da lei que me rege e me mostram o canal para burlar as marés. Fico com receio, mas vou atrás à busca de uma vida melhor, sem ajudar aqueles que morrem afogados com seus conceitos corretos. Mas eu sigo em frente amedrontado e pasmo, corrompido pelo egoísmo.



Aqui esta. Outra hora posto o final. Espero que gostem :)