A paz e a justiça, são dois 'conceitos' que andam ligados, ora, como podemos ter paz, sem ter a justiça? Nada ficará em paz se você souber que algo aconteceu e acabou por prejudica-lo. E, como haver justiça sem paz, sem atitudes 'sóbrias', com revoltas e rancor. Na minha visão, a justiça e a paz, são elementos essenciais para termos uma sociedade correta e adequada. Claro que muitas pessoas iriam dizer, precisamos de hospitais! precisamos de escolas! precisamos de presídios! Mas sem refletir, que tudo está interligado. A paz, como sabemos, traria calma e sossego, já que a procupação com novos crimes, assaltos, homicidios e até mesmo irresponsabilidades com a própria vida, e a de outros também, e para termos paz, precisamos estar bem com nós mesmos, precisamos ter saúde e atenção. A justiça, traria a honestida, a extinção do roubo, a diminuição de presídios, de assaltantes. A justiça fária com que o dinheiro destinado ao que se diz mais importante, escolas, hospitais, presídios, não seja mais desviado e sim utilizado nessas causas. Agora, com isso refletido, como definir uma sociedade sem paz e justiça? É o mais fácil, até mais fácil do que definir as duas, essa sociedade é a em que vivemos hoje e que viveremos amanhã se as pessoas continuarem tão sem valores e moral. Uma sociedade de caos, onde temos medo de andar nas ruas , não contamos com a saúde pública e muito menos com a escola pública, já que alguma delas, hoje em dia, não forma estudante e futuros médicos e advogados, mas gera novos marginais que andam nas ruas cometendo atrocidades, crianças lutando contra crianças. Hoje apenas, paramos para pensar no que será do nosso futuro e o que precisamos, pois já está dito, precisamos de PAZ e JUSTIÇA, não só para uma sociedade melhor mas para convivermos melhor consigo mesmos.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Cara Samantha,
Fazes uma fortíssima crítica às escolas. Dás a entender que estás falando de escolas públicas, é isso!? Bom... Embora concorde que a escola dada pelo Estado perde cada vez mais em qualidade, não posso concordar (ao menos não totalmente) que as escolas públicas estão “gerando novos marginais”... Penso que os educadores de tais estabelecimentos têm se esforçado ao máximo para garantir uma educação descente aos educandos... Mas, é claro, esse é um ponto altamente discutível... Apenas chamo a atenção para que não generalizes!
Bom, ainda no sentido de deixar alguma contribuição/ crítica (construtiva, é claro) ao teu texto pergunto:
É o caso que a justiça “faria com que o dinheiro destinado ao que se diz mais importante, escolas, hospitais, presídios, não fosse mais desviado”!? ou é o caso que “se o dinheiro destinado às nossas escolas, hospitais e presídios não fossem mais desviados teríamos justiça”?!
O que achas!?
Abraço do prof.,
Donarte.
Postar um comentário