sexta-feira, 10 de julho de 2009

PAZ E JUSTIÇA

A paz e a justiça, são dois 'conceitos' que andam ligados, ora, como podemos ter paz, sem ter a justiça? Nada ficará em paz se você souber que algo aconteceu e acabou por prejudica-lo. E, como haver justiça sem paz, sem atitudes 'sóbrias', com revoltas e rancor. Na minha visão, a justiça e a paz, são elementos essenciais para termos uma sociedade correta e adequada. Claro que muitas pessoas iriam dizer, precisamos de hospitais! precisamos de escolas! precisamos de presídios! Mas sem refletir, que tudo está interligado. A paz, como sabemos, traria calma e sossego, já que a procupação com novos crimes, assaltos, homicidios e até mesmo irresponsabilidades com a própria vida, e a de outros também, e para termos paz, precisamos estar bem com nós mesmos, precisamos ter saúde e atenção. A justiça, traria a honestida, a extinção do roubo, a diminuição de presídios, de assaltantes. A justiça fária com que o dinheiro destinado ao que se diz mais importante, escolas, hospitais, presídios, não seja mais desviado e sim utilizado nessas causas. Agora, com isso refletido, como definir uma sociedade sem paz e justiça? É o mais fácil, até mais fácil do que definir as duas, essa sociedade é a em que vivemos hoje e que viveremos amanhã se as pessoas continuarem tão sem valores e moral. Uma sociedade de caos, onde temos medo de andar nas ruas , não contamos com a saúde pública e muito menos com a escola pública, já que alguma delas, hoje em dia, não forma estudante e futuros médicos e advogados, mas gera novos marginais que andam nas ruas cometendo atrocidades, crianças lutando contra crianças. Hoje apenas, paramos para pensar no que será do nosso futuro e o que precisamos, pois já está dito, precisamos de PAZ e JUSTIÇA, não só para uma sociedade melhor mas para convivermos melhor consigo mesmos.

4 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

O texto está repetido (postado duas vezes). Assim, repito também o comentário:

"Fazes uma fortíssima crítica às escolas. Dás a entender que estás falando de escolas públicas, é isso!? Bom... Embora concorde que a escola dada pelo Estado perde cada vez mais em qualidade, não posso concordar (ao menos não totalmente) que as escolas públicas estão 'gerando novos marginais'... Penso que os educadores de tais estabelecimentos têm se esforçado ao máximo para garantir uma educação descente aos educandos... Mas, é claro, esse é um ponto altamente discutível... Apenas chamo a atenção para que não generalizes!

Bom, ainda no sentido de deixar alguma contribuição/ crítica (construtiva, é claro) ao teu texto pergunto:

É o caso que a justiça 'faria com que o dinheiro destinado ao que se diz mais importante, escolas, hospitais, presídios, não fosse mais desviado'!? ou é o caso que 'se o dinheiro destinado às nossas escolas, hospitais e presídios não fossem mais desviados teríamos justiça'?!

O que achas!?

Abraço do prof.,

Donarte."

Felipe disse...

Samantha... em primeiro lugar, gostei do teu texto. Parabéns.
Minha irmã é médica. Chegando em casa, ela divide comigo e com os meus familiares algumas de suas experiências. Alguns dias atrás, após um dia de trabalho no SAMU de Alvorada, ela contou-me o seguinte:
- Fui fazer um atendimento numa "casa" que ficava numa vila. Pra chegar lá, tive que molhar meus pés, pois havia chovido no dia anterior e por dentro da vila passa uma espécie de esgoto a céu aberto. Chegando na "casa", se é que pode-se chamar aquilo de casa, o atendimento que eu tinha de prestar, era à uma menina de quinze anos, que tinha um filho de onze meses, e estava em trabalho de parto (novamente grávida). Prestamos então todo o atendimento necessário, mas o bebê não nascera imediatamente. Então eu e minha equipe, decidimos encominha-la ao hospital. Pedi a uma das mulheres que ali estavam que buscassem o chinelo dela, pois ela seria levada ao hospital. Surpreendentemente para mim, ela não se moveu. Não processou a informação. Não pensou. Pedí novamente que alguém fosse buscar o chinelo da garota, desta vez com mais veemência. E novamente pude atestar que aquelas pessoas não pensam.

Diante de fatos como este Samantha... É possível que digamos que temos que pensar no futuro, para que tenhamos um futuro melhor? É possível que digamos à estas pessoas que não são capazes de pensar: "Vou buscar o chinelo."?
Tu não achas que o futuro de uma população não pode depender de alguém que é incapáz de tomar uma atitude? E acho! E acho que, se não quisermos depender dessas pessoas, devemos alterar políticas públicas.

Unknown disse...

Professor, ao falar que 'escolas públicas' geram novos marginais, n quis dizer que os professores são responsáblizados por isso. Muito pelo contrário, eles estão lá para evitar isso. Porém é muito fácil vermos nos jornais professores com medo de ir dar aulas, por revoltas e ameaças de alunos! Foi isso que eu quis dizer, que nas escolas públicas existe um grande numero de 'marginais'(se é que posso usar este termo). Algumas pessoas, normalmente com baixa renda, estão voltada para o crime desde o nascimento, e vão para escola,não para aprender e sim para incentivar outras pessoas à atitudes violentas! Eu, tenho um vivencia, não dessa forma, mas conheço um menino onde os pais são separados. Do lado da familia paterna possui parentes de classe média, e pelo lado da familia materna classe baixa. Este menino, mora na Restinga, e convivo puco com ele. Nestes poucos momentos de convivencia, pude ver ações dele, que são violentas, não muito mas pode-se dizer isso, na minha opinião de um menino que diz que vai 'matar' o outro, que gosta de 'brincar' de arminhas, que em um site de relacionamento posta vídeos de bondes muito violentos que em letras de musicas falam coisas agressivas e sobre armas, e que já rodou na terceira série de uma escola pública. Agora lhes digo, este menino tem 10 anos! acho que atitudes dessa forma não seria uma boa construção de caráter.
Ao citar que a escola pública gera novos marginais, era essa a realidade que quis propor. Que em escolas de regiões de baixa renda, a violencia está muito presente, e cada vez mais cedo na vida das crianças.

Unknown disse...

E ao dizer 'a justiçafaria com que o dinheiro destinado ao que se diz mais importante, escolas, hospitais, presídios, não fosse mais desviado', eu quis propor que os nossos politicos não desviassem dinheiro destinado à essas áreas, que realmente necessitam de investimentos. A justiça nesse caso, seria que o dinheiro que o governo arrecada de nossos impostos, e que seriam utilizados como bens públicos, não são. São usados para pagar saários MUITO ALTOS de alguns políticos. Agora pergunto, o roubo não é um tipo de 'falta de justiça'? Na minha opinião sim, e o que ocorre no caso citado, é roubo! Por isso a justiça é tão importante na nossa sociedade.

Nesses dois casos, tanto no citado nesse comentário, quanto no outro, tentei explicar o que quis dizer, desculpe-me se não me expressei de forma correta e se dei a entender outras coisas generalizando.