sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Raios




Nessas férias, em um dia chuvoso, estava caindo muitos raios, um dos raios caiu numa fiação elétrica que começou a sair muitas faiscas, outro raio caiu em uma árvore que caiu. Então fiquei curiosa para saber o que provocava os raios, perguntei a samantha e ela me ajudou a procurar e encontramos os seguuntes resultados;
Um raio é um fenômeno em que para acontecer é preciso que existam cargas opostas entre uma nuvem e o chão, quando isso acontece, a atração é muito forte, então temos uma enorme descarga elétrica.
Existem três tipos de raios classificados pela sua origem, também menos comumente chamados descargas iônicas ou atmosféricas:
Da nuvem para o solo.
Do solo para a nuvem.
Entre nuvens.
A descarga ocorre no momento em que as cargas elétricas (Quantidade de íons: cátions ou ânions) atingem energia suficiente para superar a rigidez dielétrica do ar, de forma explosiva, luminosa e violenta.
As ondas sonoras geradas pelo movimento das cargas elétricas na atmosfera são denominadas trovões. O trovão é resultado da rápida expansão do ar em virtude do aumento da temperatura do ar por onde o raio passa.
O Brasil é o país no qual mais se registra o acontecimento de raios em todo o mundo[4]. Por ano, cerca de 50 milhões de raios atingem o território brasileiro, estima o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Uma explicação para essa grande quantidade de raios deve-se ao tamanho do território, condições climáticas e a ausência de grandes elevações no seu relevo.


Esses foram os resultados que eu encontrei, pesso para o professor Donarte na volta as aulas explicar um pouco mais sobre esses fenomenos.

3 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Raquel - e Samantha (que ajudou no trabalho),
eu é que peço para vocês explicarem isso que aqui está para os colegas!
Certo!?
Muito legal!
Parabéns!!!!!!!

Gabriel Figueiredo disse...

Só uma coisa... Onde caiu a árvore?

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Mistérios!