segunda-feira, 9 de março de 2009

2ª aula (09/03/2009) – O UNIVERSO

O professor fez uma breve retomada da aula passada, recolheu o “tema de casa” (biografia do estudante) e deu algumas instruções de como usar o blog (aceitar convite, postar, etc.). Após isso, o professor passou uma folha para pegar os endereços eletrônicos dos educandos.
Na segunda aula, também, o professor falou sobre o Universo. Comentou que o desejo que o ser humano tem em conhecer a origem do Universo é bastante antigo. Disse que os ramos do conhecimento humano que mais se preocupam com essa questão são:

- Teologia: teos = Deus + logos = estudo; ramo do conhecimento humano que, em princípio, parte da premissa de que existe um Ser Superior; Deus.
- Filosofia: filos = amigo + sofia = conhecimento; ramo do conhecimento humano que se tem, dentro dele, vários outros que se preocupam com as coisas que podem existir (Ontologia) e com as coisas que estão além da física (Metafísica).
- Física: ciência que se preocupa com os fenômenos da natureza e que busca prevê-los através de postulações e leis matematizadas.

O professor falou sobre o tempo que levou até que os cientistas chegassem a uma conclusão definitiva acerca do Big Bang: nesse ponto falou sobre os gregos: Estabão (verdadeiro pai da teoria heliocêntrica), Eratóstenes (diretor da Biblioteca de Alexandria; primeiro a medir, com extrema precisão para a época, a circunferência da Terra), Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, e, modernamente, Georges Lemaître, Edward Hubble, Albert Ainstein e outros.

Introduziu o debate acerca do Átomo Primordial e da Singularidade.

Acerca do Átomo Primordial (já que houve dúvidas) alguns dados:


Fórmulas de conversão de temperatura Celsius

1º K = + 273,15 °C

1º C = − 273,15º K

Após ter sido introduzida a noção da fuga para o vermelho; fato que fez com que a teoria do Big Bang fosse aceita, o professor usou exemplos do filme O Predador, para que os educandos melhor entendessem o que é um espectrômetro.

O professor falou ainda que, na época da definição da teoria do Big Bang, havia dois grupos de cientistas distintos de defendiam teorias contrárias; uns, pensavam que o Universo tinha uma origem (entre eles o Pe. Lemaître); outros, pensavam que o Universo não tinha uma origem – que sempre havia existido e sempre existiria (entre eles Ainstein). Por fm, como se sabe, estavam certos os defenssores do “ovo primordial”; os qeu postulavam um Universo criado; um Universo que tinha uma origem: o Big Bang. Continua...

Nenhum comentário: